in

Cartão de visita Linux com porta USB custa apenas US $ 3

Dispositivo tem recursos que devem agradar aos fãs do Linux e do código aberto.

Cartão de visita Linux com porta USB custa apenas US $ 3

Temos visto vários tipos de cartões de visita com recursos divertidos. É o caso de um que emula unidades flash USB ou receptores sem fio. No entanto, um engenheiro conseguiu criar um cartão de visita baseado em Linux. Todos os entusiastas de código aberto concordariam que é muito legal. Um cartão de visita com Linux parece genial.

George Hilliard, um engenheiro de sistemas embarcados por profissão, decidiu criar uma placa Linux básica em um formato de cartão de visita. É um computador ARM minúsculo e completo que executa firmware Linux personalizado, construído com o Buildroot. E o melhor é que tal cartão de visita com Linux custa apenas US $ 3.

Cartão de visita Linux!

Este cartão de visita Linux possui uma porta USB no canto. Hilliard diz que o cartão leva cerca de 6 segundos para inicializar após a conexão ao computador. Ele aparece via USB como uma unidade flash e uma porta serial virtual que pode ser usada para fazer login no shell da placa.

Cartão de visita Linux alimentado por Linux

O pen drive no cartão Linux de Hilliard contém um arquivo README, uma cópia de seu currículo e também pode armazenar fotos. Ele adicionou vários jogos no cartão, incluindo clássicos do Unix, como:

  • Rogue: o clássico rastreador de masmorras Unix
  • 2048: um simples jogo de console 2048
  • fortune: vários provérbios concisos. Decidi não incluir todo o banco de dados de citações aqui para economizar espaço para outras funcionalidades
  • micropython: um intérprete Python muito pequeno.

A melhor parte é que ele conseguiu colocar tudo isso em um pequeno chip flash de 8 MB.

O carregador de inicialização cabe em 256KB, o kernel tem 1.6MB e todo o sistema de arquivos raiz é 2.4MB. Portanto, há muito espaço para a unidade flash virtual, escreve Hilliard.Cartão de visita Linux com porta USB custa apenas US $ 3

Caso alguém precise salvar alguns dados no cartão, existe um diretório inicial gravável para o mesmo. Isso também pode ser salvo no chip flash, que é devidamente nivelado com o UBI.

E o cartão de visita Linux com porta USB custa apenas US $ 3

Hilliard diz que tudo isso custa cerca de US $ 3. E acho que é uma maneira bem barata e incrível de impressionar alguém, se você é um nerd.

Embora todos os recursos deste cartão de visita com Linux pareçam bastante legais e fáceis, houve vários desafios ao projetá-lo e construí-lo – o que ele explicou em detalhes.

Devido ao fator de forma e custo, esse Linux super simplificado carece de E/S, rede e qualquer quantidade de armazenamento para executar programas pesados. No entanto, oferece um monte de coisas interessantes para quem gostaria de mostrar seu amor pelo código aberto e Linux.

Fonte: Fossbytes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.