CBL-Mariner Linux da Microsoft mostra crescente interesse em HPC

Confira as novidades sobre o sistema de uso interno da Microsoft.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

A distribuição Linux de uso interno da Microsoft, CBL-Mariner, existe há cerca de dois anos. O CBL-Mariner tem sido usado para pela Microsoft, desde a nuvem do Azure até o Windows Subsystem for Linux (WSL). Assim, a sua versão mais atual continua uma tendência recente de apontar para um foco de atividades voltadas à computação de alto desempenho (HPC) também. No entanto, desta vez, a distribuição CBL-Mariner Linux da Microsoft mostra crescente interesse em HPC.

Chegando apenas uma semana após a atualização anterior do CBL-Mariner 2.0 é um em que eles estão adicionando quatro novos pacotes e deles dois são bastante interessantes: OpenMPI e PyTorch. Adicionar o OpenMPI e o PyTorch ao conjunto de pacotes CBl-Mariner da Microsoft é bastante interessante e reflete seu possível aumento do interesse da HPC na distribuição; OpenMPI sendo a implementação MPI popular e a estrutura de aprendizado de máquina PyTorch realmente não precisa de muita introdução.

A versão CBL-Mariner 2.0.20230218 também promoveu smartmontools para monitoramento SMART para núcleo, juntamente com um pacote Maven3 sem as ligações Java JDK. Novo para os pacotes “estendidos” também é escocês como outro pacote interessante de relevância para cargas de trabalho de HPC.

CBL-Mariner Linux da Microsoft mostra crescente interesse em HPC

CBL-Mariner Linux da Microsoft mostra crescente interesse em HPC

Esta última atualização de distribuição do Microsoft Linux também tem vários pacotes atualizados à luz de vulnerabilidades de segurança, movendo-se para uma revisão mais recente do Linux 5.15 LTS e várias outras atualizações.

A lista completa de alterações com esta nova atualização CBL-Mariner 2.0 pode ser encontrada via GitHub, juntamente com links de download público. Se a Microsoft tem alguma ambição recente de HPC em torno da CBL-Mariner ou outros planos, eles certamente continuaram investindo muito nessa distribuição Linux.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.