Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

13/01/2019 às 16:30

8 min leitura

Por Claylson Martins

‘Celluloid’ é o novo nome do GNOME MPV

'Celluloid' é o novo nome do GNOME MPV

O GNOME MPV – uma interface de usuário GTK para player de vídeo Linux  – recebeu um novo nome. O versátil aplicativo de vídeo de código aberto  está mudando do codinome ‘GNOME MPV’ para ‘Celluloid’. Portanto, ‘Celluloid’ é o novo nome do GNOME MPV.

Por quê da mudança? 

Segundo explica Tobias Bernard, membro do GNOME isso é porque o ‘GNOME MPV’ é um nome que diz pouco sobre o aplicativo.

O nome atual é um pouco deselegante e não se encaixa realmente com outros aplicativos na plataforma GNOME. Bons nomes de aplicativos geralmente são um único substantivo relacionado ao domínio do aplicativo (por exemplo, “Fragments” para um aplicativo de torrent ou “Peek” para um gravador de tela). 

Raciocínio válido – mas por que ‘Celluloid’?

Celluloid é o novo nome para o GNOME MPV

Celluloid é o nome de um “plástico inflamável transparente feito em folhas de cânfora e nitrocelulose. Antigamente era usado para filmes de cinema. Portanto, parece ser a escolha perfeita para um cineasta, não?

Também não há, aparentemente, software similar usando o nome. Nomes semelhantes podem criar todos os tipos de problemas, desde conflitos de embalagens até confusões cruzados promocionais.

Naturalmente, há um novo ícone para representar o aplicativo recém-renomeado nos desktops dos usuários.

O ícone do Celluloid é modelado a partir de um quadro de filme de… celulóide. Além disso, tem um ícone genérico de jogo e barra de busca sobreposta para indicar que é um reprodutor.

Você também verá que o desenho está envolto em um gradiente. Os gradientes são recomendados pelo HIG para o novo conjunto de ícones do GNOME para aplicativos e utilitários que manipulam ou reproduzem conteúdo de mídia. Assim, o player de vídeo Totem também tem um gradiente.

Quando será a nova estréia do nome?

É provável que o primeiro lançamento de ‘Celluloid’ coincidirá com o lançamento do GNOME 3.32 em março. Por enquanto, a versão mais recente  (v0.15) do aplicativo ainda usa o nome e o ícone ‘GNOME MPV’.

Se você quiser experimentar o GNOME MPV/Celluloid, você pode pegar o código fonte do Githubou buscá-lo no Flathub . Ambos oferecem a mais recente versão.

Você também pode instalar a versão estável anterior do GNOME MPV (v0.14) através dos arquivos do Ubuntu:

[button href=”apt://gnome-mpv” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Instalar GNOME MPV[/button]

Se você quiser a versão mais recente, primeiro precisará adicionar o PPA do GNOME MPV . Este PPA suporta o Ubuntu 18.04 LTS ou 18.10.

Fonte

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×