CentOS 8 deve sair até fim deste mês

Finalmente, após um longo ciclo de desenvolvimento, deve sair até o fim deste mês a distribuição CentOS 8. A previsão, se nada der errado, é que isso ocorra dia 24 de setembro. A informação foi divulgada na conta oficial do projeto no Twitter. O anúncio ocorre após um longo ciclo de desenvolvimento iniciado no início de maio. Portanto, a distro CentOS 8 deve sair até fim deste mês.

Não está claro neste momento, porém também deveremos ter o CentOS 7.7 lançado no mesmo dia ou antes. Isto porque o projeto anunciava anteriormente que estava adiando o trabalho do CentOS 8 para se concentrar na atualização 7.7. Assim, deve fornecer patches de segurança para as instalações existentes do CentOS.

Sobre CentOS 8 que deve sair até fim deste mês

O CentOS é um sistema operacional gratuito suportado pela comunidade e visa ser compatível com o Red Hat Enterprise Linux (RHEL). Como o RHEL exige que os usuários comprem uma licença, alguns preferem optar pelo CentOS, que fornece atualizações gratuitamente. Uma das desvantagens é que os lançamentos do CentOS sempre demoram um pouco mais do que os lançamentos do RHEL para serem disponibilizados enquanto a comunidade testa os pacotes e faz alterações de marca e similares.

No Twitter, o projeto CentOS twittou uma mensagem um tanto ambígua, alegando que a “próxima versão” do CentOS seria lançada em breve. Com o anúncio anterior de que o CentOS 8 seria adiado em favor do CentOS 7.7, algumas pessoas começaram a perguntar qual versão era a “próxima versão” exatamente.

Graças a uma resposta na lista de discussão, sabemos que a próxima versão se refere ao CentOS 8 e não à versão 7.7.1908 que está chegando em breve.

Se o CentOS 8 permanecer no mesmo ciclo de vida do RHEL 8, o suporte completo durará até maio de 2024. Já as atualizações de manutenção serão fornecidas até maio de 2029. Então, na prática, isso significa dez anos de suporte em um sistema operacional disponível gratuitamente.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile