in

CentOS Linux 7.9 lançado oficialmente

Distribuição é baseada no Red Hat Enterprise Linux 7.9

O desenvolvedor do CentOS, Johnny Hughes, anunciou oficialmente o lançamento da distribuição CentOS Linux 7.9, baseada no código-fonte do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 7.9. Ela chega após seis meses de desenvolvimento. Sendo assim, o CentOS Linux 7.9 está aqui embalado com grandes melhorias, incluindo suporte para o Python 3.6, novo layout do desktop, melhorias para perfis de segurança no instalador gráfico Anaconda, bem como a capacidade de relatar bugs diretamente na página criada com esta finalidade.

Como esperado, muitos pacotes receberam atualizações importantes. Entre os mais importantes, estão FreeRDP 2.1.1, kernel Linux 3.10.0-1160, MariaDB 5.5.68, Pacemaker 1.1.23 e SSSD (System Security Services Daemon) 1.16.5. E a nova mídia de instalação também vem com todos os patches de segurança do upstream.

Além disso, este lançamento inclui muitos dos excelentes recursos do Red Hat Enterprise Linux 7.9. Isso inclui:

  • um novo perfil SCAP para o benchmark CIS (Centro de Segurança da Informação);
  • suporte ao driver EDAC (Detecção e Correção de Erros) para sistemas Intel ICX;
  • bem como suporte completo para software host Intel Omni-Path Architecture (OPA).

Também é totalmente compatível com o adaptador de rede Mellanox ConnectX-6 Dx. O CentOS 7.9 agora oferece suporte a Data Integrity Field/Data Integrity Extension (DIF/DIX). Assim, fornece suporte total para o adaptador de barramento de host (HBA) e configuração de storage array.

Além disso, as fontes do kernel em tempo real foram atualizadas para usar a última árvore de fontes do kernel RHEL e há uma nova estrutura, unixODBC 2.3.4, que permite aos usuários acessar bancos de dados por meio do protocolo ODBC.

CentOS Linux 7.9 lançado oficialmente

CentOS Linux 7.9 lançado oficialmente

CentOS Linux 7.9 está disponível para download agora mesmo no site oficial para sistemas de 64 bits (x86_64), bem como para sistemas de 32 bits (i386), ARMhfp, AArch64 (ARM64), PowerPC 64 bits (PPC64), PowerPC 64 -bit Little Endian (ppc64le) e arquiteturas POWER9, que você pode baixar aqui.

Se você ainda estiver usando a série CentOS 7 em seu hardware, é altamente recomendável que atualize para a versão 7.9. Então, faça isso o mais rápido possível usando o sistema de gerenciamento de pacotes integrado.

9to5Linux