in

CEO da AMD sugere que o ray tracing pode estar chegando às placas Radeon

Podemos até ver algo antes do final do ano.

Antes de mais nada, esse boato veio diretamente da CEO da AMD, Lisa Su. O boato: as placas Radeon podem em breve ter suporte ao ray tracing. Su não entrou em detalhes, mas parece certo que a empresa tem alguns planos.

O ray tracing pode estar chegando às placas Radeon

A AMD fez alguns anúncios na CES 2020, incluindo a Radeon RX 5600 XT com a arquitetura Navi RDNA e sua série Ryzen 4000 para laptops. Após a palestra, a CEO Lisa Su sentou-se com a imprensa para uma mesa redonda, que o site Anandtech transcreveu. Durante as perguntas e respostas, Su deu dicas sobre o futuro de sua linha de GPUs Radeon.

Em resposta à questão sobre se a AMD precisa ter um produto de alta qualidade no departamento de gráficos discretos, a executiva não pôde deixar de escapar que essas GPUs estavam em andamento, mas sem revelar detalhes.

CEO da AMD sugere que o ray tracing pode estar chegando às placas Radeon
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Mais competição com a Nvidia

Além disso, ela disse que a empresa estava procurando ser mais competitiva com a Nvidia em termos de ray tracing. As ofertas atuais da Radeon não suportam o ray tracing em tempo real, pois a empresa vê a tecnologia como estando nos estágios “muito iniciais”, mas isso pode estar mudando em breve.

Ela explicou:

Eu disse no passado que o ray tracing é importante e ainda acredito nisso, mas se você olhar para onde estamos hoje, ainda é muito cedo. Estamos investindo pesadamente no ray tracing e no ecossistema ao seu redor: ambos os nossos parceiros de console também disseram que estão usando o ray tracing. Assim, você deve esperar que nossos gráficos discretos ao longo de 2020 também tenham o ray tracing.

Ela adicionou:

Acredito que ainda é muito cedo e o ecossistema precisa se desenvolver. Precisamos de mais jogos, mais software e mais aplicativos para tirar proveito disso (do ray tracing). Na AMD, nos sentimos muito bem com nossa posição a respeito do ray tracing.

Agora é esperar para ver

Se a dica dela estiver boa, poderemos ver uma GPU Radeon com suporte a ray tracing até o final do ano. Além disso, definitivamente o veremos nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X.

Uma placa de vídeo discreta Big Navi com ray tracing daria à Nvidia algo para pensar, considerando que atualmente ela desfruta de sua boa posição no mercado de ray tracing. Ter a AMD entrando no jogo certamente traria placas com ray tracing mais acessíveis ao consumidor de ambos os fabricantes, mesmo as mais sofisticadas.

No entanto, lembre-se de que as observações de Su foram imediatas e não planejadas. Nenhum anúncio oficial foi feito. Portanto, qualquer coisa pode mudar do nada. Assim, considere tudo isso como um boato.

Fonte: Tech Spot