in

CEO da AMD sugere que o ray tracing pode estar chegando às placas Radeon

Podemos até ver algo antes do final do ano.

CEO da AMD sugere que o ray tracing pode estar chegando às placas Radeon
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Antes de mais nada, esse boato veio diretamente da CEO da AMD, Lisa Su. O boato: as placas Radeon podem em breve ter suporte ao ray tracing. Su não entrou em detalhes, mas parece certo que a empresa tem alguns planos.

O ray tracing pode estar chegando às placas Radeon

A AMD fez alguns anúncios na CES 2020, incluindo a Radeon RX 5600 XT com a arquitetura Navi RDNA e sua série Ryzen 4000 para laptops. Após a palestra, a CEO Lisa Su sentou-se com a imprensa para uma mesa redonda, que o site Anandtech transcreveu. Durante as perguntas e respostas, Su deu dicas sobre o futuro de sua linha de GPUs Radeon.

Em resposta à questão sobre se a AMD precisa ter um produto de alta qualidade no departamento de gráficos discretos, a executiva não pôde deixar de escapar que essas GPUs estavam em andamento, mas sem revelar detalhes.

CEO da AMD sugere que o ray tracing pode estar chegando às placas Radeon
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Mais competição com a Nvidia

Além disso, ela disse que a empresa estava procurando ser mais competitiva com a Nvidia em termos de ray tracing. As ofertas atuais da Radeon não suportam o ray tracing em tempo real, pois a empresa vê a tecnologia como estando nos estágios “muito iniciais”, mas isso pode estar mudando em breve.

Ela explicou:

Eu disse no passado que o ray tracing é importante e ainda acredito nisso, mas se você olhar para onde estamos hoje, ainda é muito cedo. Estamos investindo pesadamente no ray tracing e no ecossistema ao seu redor: ambos os nossos parceiros de console também disseram que estão usando o ray tracing. Assim, você deve esperar que nossos gráficos discretos ao longo de 2020 também tenham o ray tracing.

Ela adicionou:

Acredito que ainda é muito cedo e o ecossistema precisa se desenvolver. Precisamos de mais jogos, mais software e mais aplicativos para tirar proveito disso (do ray tracing). Na AMD, nos sentimos muito bem com nossa posição a respeito do ray tracing.

Agora é esperar para ver

Se a dica dela estiver boa, poderemos ver uma GPU Radeon com suporte a ray tracing até o final do ano. Além disso, definitivamente o veremos nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X.

Uma placa de vídeo discreta Big Navi com ray tracing daria à Nvidia algo para pensar, considerando que atualmente ela desfruta de sua boa posição no mercado de ray tracing. Ter a AMD entrando no jogo certamente traria placas com ray tracing mais acessíveis ao consumidor de ambos os fabricantes, mesmo as mais sofisticadas.

No entanto, lembre-se de que as observações de Su foram imediatas e não planejadas. Nenhum anúncio oficial foi feito. Portanto, qualquer coisa pode mudar do nada. Assim, considere tudo isso como um boato.

Fonte: Tech Spot

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

O Twitter em breve permitirá que você decida quem pode responder aos seus tweets

Twitter em breve permitirá que você decida quem pode responder aos seus tweets

Oracle Linux 8.2 é lançado com base no Red Hat Enterprise Linux 8.2

Kernel 6 inquebrável da Oracle está acompanhando o Linux 5.4