CEO da Epic Games detona a App Store da Apple!

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A App Store, loja de aplicativos da Apple acaba de ser “atacada” pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney. Ele chamou a App Store de um “desserviço aos desenvolvedores” que os obriga a tratar seus aplicativos como “abaixo da média”.

Os comentários foram feitos pelo CEO em uma entrevista exclusiva ao Financial Times (Via: MacRumors), onde repetiu os pontos de discussão anteriores da Epic Games sobre a Apple e como ela é “anticompetitiva” e “monopolista”.

Além disso, Sweeney disse que a Apple “ganhou de forma justa” ao persuadir os clientes a comprar seus produtos de hardware, mas afirma que forçar os clientes a usar a App Store é injusto, bom, pelo menos, na avaliação dele.

CEO da Epic Games comenta sobre a App Store

Segundo Sweeney, “o problema aqui é um empate clássico de monopólio. Você começa com hardware. A Apple fabrica smartphones e eles lucram com seus smartphones – e eles merecem. Mas então eles forçam todos os compradores de seus smartphones a usar sua loja de aplicativos exclusivamente para obter conteúdo digital.

Ele argumentou ainda que a Apple impede “que todas as outras lojas de aplicativos concorram com eles em hardware que pertence a um bilhão de usuários finais. Esse é o primeiro empate e obstrui completamente toda a concorrência e as forças de mercado que moldariam melhores lojas de aplicativos e melhores ofertas para os consumidores”.

De acordo com Sweeney, a Apple usa sua vantagem justa em hardware para “ganhar uma vantagem injusta sobre concorrentes e outros mercados. E isso quebra toda a dinâmica competitiva que manteve a indústria de tecnologia saudável no passado”.

ceo-da-epic-games-detona-a-app-store-da-apple

Crítica à loja da Apple

Sweeney criticou a App Store como uma plataforma em si, dizendo que, apesar da tentativa da Apple de comercializá-la como um serviço, na verdade é um “desserviço aos desenvolvedores”. “A loja de aplicativos não é um serviço. A loja de aplicativos é um desserviço para os desenvolvedores”.

Ainda segundo ele, “a loja de aplicativos força os desenvolvedores a tratarem seus softwares de maneira inferior para oferecer aos clientes uma experiência inferior para cobrar taxas de manuseio e processamento não competitivas para inflar o preço dos bens digitais”.

A Apple disse que a App Store desde seu lançamento ajudou os desenvolvedores a ganhar mais de US$ 260 bilhões (aprox. R$ 1,25 bi) e promoveu uma economia de aplicativos iOS que criou mais de 2,2 milhões de empregos apenas nos EUA.

Vale lembrar que, a Epic Games está envolvida em um grande processo contra a Apple, referente à App Store, que começou em 2020 e agora está entrando em seu segundo ano.

Via: MacRumors

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.