CEO da Nvidia diz que os EUA precisará de mais de uma década para conseguir independência no fornecimento de chips

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, forneceu uma avaliação preocupante do cronograma para a independência dos chips dos EUA

De acordo com o CEO da Nvidia, Jensen Huang, os Estados Unidos podem levar pelo menos 10 a 20 anos para alcançar a independência no fornecimento de chips. A cadeia global de fornecimento de chips é complexa, com diferentes componentes fabricados em vários países.

Taiwan é um ator importante na fabricação de chips, especialmente em tecnologia avançada de semicondutores. Esta complexidade na cadeia de fornecimento de chips significa que nenhuma marca tem tudo. Assim, as marcas norte-americanas contam com vários outros países para diferentes partes do processo de fabricação de chips.

Independência no fornecimento de chips: algo distante para os EUA

Os EUA têm trabalhado no sentido de reduzir a sua dependência da fabricação estrangeira de chips, especialmente face às tensões geopolíticas e às preocupações de segurança nacional. A administração Biden enfatizou a necessidade de fortalecer a cadeia de fornecimento de chips do país para garantir a sua resiliência e segurança.

Aparentemente, alcançar a independência dos chips é crucial para os EUA. Isto porque reduziria o risco de perturbações na cadeia de abastecimento e potenciais ameaças à segurança nacional. Além disso, também reforçaria a liderança tecnológica e a competitividade do país no mercado global.

Projeções do CEO da Nvidia

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, forneceu uma avaliação preocupante do cronograma para a independência dos chips dos EUA. Ele acredita que o país pode levar de 10 a 20 anos para alcançar total independência no fornecimento de chips.

Huang enfatizou a complexidade da cadeia de abastecimento e os desafios envolvidos na sua remodelação. Numa declaração na conferência DealBook do New York Times, Huang disse: “Estamos algures entre uma década e duas décadas longe da independência da cadeia de abastecimento. Não é algo realmente prático por uma ou duas décadas.” Ele destacou a natureza complexa da cadeia de fornecimento de chips, que envolve componentes de várias partes do mundo. Isto torna muito difícil alcançar a independência imediata.

A avaliação de Huang sublinha a natureza de longo prazo da tarefa que temos pela frente e a necessidade de esforços sustentados para reconfigurar a cadeia de fornecimento de chips. No entanto, disse ele, para trabalhar em prol da independência dos chips, os EUA precisarão investir na fabricação nacional de semicondutores. Haverá também necessidade de investir muitos fundos em investigação e desenvolvimento.

A colaboração entre o governo, a indústria e a academia será crucial para impulsionar a inovação e construir uma cadeia de fornecimento de chips robusta e segura.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile