Lançado o Chakra GNU/Linux 2017.03

Chakra GNU/Linux é uma distribuição amigável e poderosa. Originalmente usava os repositórios do Arch Linux que já possui alguns de seus repositórios próprios, além do instalador gráfico de fácil manuseio, detecção e configuração automáticas de hardware. Ela também conta com o desktop KDE mais recente e uma variedade de ferramentas e extras e neste momento lança o Chakra GNU/Linux 2017.03.
Vale lembrar que diferente do Arch Linux o Chakra não é uma distribuição totalmente Rolling Release, mas podemos chamar de Semi-Rolling. Isso acontece por alguns pacotes importantes demorarem um pouco para serem liberados afim de evitar danos. Por isso passa por mais alguns testes e só depois é liberado. A versão do Chakra GNU/Linux 2017.03 é chamada de Goedel, e nesta versão o instalador Calamares foi atualizado para a versão 3.0.1.91 que agora suporta partições Btrfs e LUKS.

Características do Sistemas

Confira um trecho do anúncio oficial:

Estamos entusiasmados em anunciar o primeiro lançamento do Chakra em 2017, com o nome de Goedel, para homenagear o lógico, matemático e filósofo Kurt Goedel. A versão 2017.03 introduz duas mudanças notáveis:

1. O instalador Calamares, foi atualizado para a versão 3.0.1.91, como resultado, os usuários agora são capazes de instalar o Chakra em partições Btrfs e LUKS criptografadas. A Calamares recebeu muitos aprimoramentos de particionamento e correções de bugs desde a nossa versão anterior, e o processo de instalação deve ser mais suave do que nunca.

2. Nosso tema Heritage homegrown do Plasma foi aperfeiçoado, e nós esperamos que você goste.

Para mais informações leia o anúncio oficial ou faça download, para quem já possui o sistema instalado, basta apenas mantê-lo atualizado:

Anúncio Oficial  Download

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile