Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

15/08/2021 às 15:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Chamadas do Messenger terão criptografia de ponta a ponta

O Facebook está trazendo a criptografia para suas redes sociais

chamadas-do-messenger-terao-criptografia-de-ponta-a-ponta

O Facebook ampliou a opção de usar criptografia ponta a ponta para chamadas de voz e vídeo do Messenger. Chamadas realizadas pelo Messenger e mensagem diretas do Instagram terão a criptografia para proteger sua privacidade.

A criptografia de ponta a ponta é um recurso de segurança que impede terceiros de espionar chamadas e bate-papos. Ela está disponível para conversas de texto no principal serviço de mensagens do Facebook desde 2016.

Embora a empresa tenha enfrentado pressão de governos para reverter seus planos de criptografia de ponta a ponta, o Facebook agora está estendendo essa proteção para chamadas de voz e vídeo no Messenger, o que significa que ninguém mais pode ver ou ouvir o que foi enviado ou dito.

chamadas-do-messenger-terao-criptografia-de-ponta-a-ponta
Imagem: Bryce Durbin / TechCrunch

“A criptografia de ponta a ponta já é amplamente usada por aplicativos como o WhatsApp para manter as conversas pessoais protegidas de hackers e criminosos”, disse Ruth Kricheli, diretora de gerenciamento de produto do Messenger, em um  blog ontem. “Está se tornando o padrão do setor e funciona como uma fechadura e chave, onde apenas você e as pessoas no chat ou chamada têm acesso à conversa.”

Chamadas com criptografia de ponta a ponta sendo adicionada ao Messenger do Facebook

O Facebook também tem alguns outros recursos da criptografia de ponta a ponta em desenvolvimento. Ele está planejando iniciar testes públicos de criptografia ponta a ponta para chats e chamadas em grupo no Messenger nas próximas semanas.

Além disso, o Facebook também está planejando um teste limitado de para mensagens diretas do Instagram. Os envolvidos no teste poderão optar por receber mensagens criptografadas de ponta a ponta e chamadas para conversas individuais realizadas na plataforma de compartilhamento de fotos.

Além da criptografia, a empresa também está atualizando seu recurso de mensagens expiradas, que é semelhante ao recurso de mensagens efêmeras disponível no WhatsApp do Facebook. Agora está oferecendo mais opções para as pessoas no bate-papo escolherem quanto tempo antes que todas as novas mensagens desapareçam, de apenas cinco segundos a até 24 horas.

“As pessoas esperam que seus aplicativos de mensagens sejam seguros e privados e, com esses novos recursos, estamos dando a eles mais controle sobre o quão privados eles querem que suas chamadas e bate-papos sejam”, acrescentou Kricheli.

A notícia de que o Facebook está aumentando seus planos de lançamento da criptografia de ponta a ponta chega poucos dias depois que a empresa mudou suas configurações de privacidade. De qualquer forma, isso é excelente para a privacidade dos usuários.

Via: TechCrunch

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.