ChatGPT falha e expõe histórico de conversas de milhões de usuários

Milhões de pessoas usaram o ChatGPT desde seu lançamento

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O ChatGPT parece que apresentou sua primeira grande falha. Uma falha no chatbot de inteligência artificial ChatGPT permitiu que alguns usuários vissem os títulos das conversas de outros usuários, gerando preocupações com a privacidade. O CEO da OpenAI, Sam Altman, reconheceu o problema, dizendo que a empresa se sente “horrível” com isso. Ele garantiu aos clientes que o erro “significativo” foi corrigido.

Histórico de conversas dos usuários são expostas pelo ChatGPT

Milhões de pessoas usaram o ChatGPT desde seu lançamento em novembro do ano passado. O chatbot armazena cada conversa no histórico do chat do usuário, o que permite revisitá-lo posteriormente. Esse recurso é benéfico porque permite que os usuários consultem facilmente os bate-papos anteriores.

Sam Altman, o CEO da OpenAI, anunciou que sua equipe corrigiu a falha e em breve conduzirá um “post mortem técnico” para investigar o problema mais a fundo. A empresa se sente “horrível” com o erro, mas Altman enfatizou que a falha só permitia que os usuários vissem os títulos dos bate-papos de outros usuários, não os bate-papos reais.

chatgpt-falha-e-expoe-historico-de-conversas-de-milhoes-de-usuarios

A falha foi corrigida e a OpenAI confirmou que seu serviço está funcionando novamente. No entanto, Altman afirmou que os usuários não terão acesso aos seus históricos de bate-papo de um período específico em 27 de março. Sua política de privacidade indica que os dados gerados a partir dessas conversas, como prompts e respostas, podem ajudar a treinar ainda mais os recursos do chatbot. Isso pode ajudar a melhorar sua capacidade de entender e responder às necessidades dos usuários.

O ChatGPT é bem recente e, assim como qualquer outra tecnologia, passa por alguns perrengues e falhas que comprometem a privacidade do usuário. A verdade é que, algumas pessoas podem achar que esse incidente até demorou para acontecer. Isso serve como aprendizado para a empresa, que se empenhará ainda mais em garantir segurança e privacidade para os seus usuários.

Esse bug do ChatGPT é apenas um dos muitos incidentes que levantaram preocupações sobre privacidade na indústria de IA. A crescente concorrência entre o Google e a Microsoft em IA resultou em um ritmo acelerado de lançamentos de novos produtos. Isso levantou preocupações de que erros ou descuidos possam ter consequências não intencionais e potencialmente prejudiciais.

Esperamos que a OpenAI torne sua tecnologia cada vez mais privativa e segura para os usuários. Incidentes como esse devem ser eliminados gradualmente, conforme surjam. A empresa precisa se preparar para fugir dessas falhas.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.