in

Check Point alerta para as fragilidades de segurança do Clubhouse

Em janeiro deste ano, o aplicativo quintuplicou o seu número de usuários o que chamou a atenção para questões de segurança.

Check Point alerta para as fragilidades de segurança do Clubhouse

Os pesquisadores da Check Point® Software Technologies Ltd alertam para as potenciais fragilidades de segurança do aplicativo mundialmente conhecido Clubhouse. O Clubhouse é uma rede social baseada em áudio, que surgiu em abril de 2020, na qual as pessoas têm conversas que podem ser ouvidas por um público virtual.

- Anúncios -

Atualmente, o aplicativo está disponível apenas no iOS para iPhones, e as pessoas só podem acessar a partir de um convite enviado por um membro existente, o que significa que o aplicativo não aparece na App Store da Apple. O aplicativo tem crescido exponencialmente, contando com atuais 10 milhões de usuários no mundo, um número que, em dezembro de 2020, era de 600 mil membros.

A crescente popularidade que obteve, levando-se em conta que ainda está em fase inicial, contribuiu para que surgissem preocupações globais sobre a segurança do Clubhouse. Em fevereiro deste ano, a Bloomberg reportou que um usuário não identificado conseguiu transmitir conteúdo de áudio de diferentes salas de bate-papo diferentes em seu próprio site de terceiros.

Check Point alerta para as fragilidades de segurança do Clubhouse

Check Point alerta para as fragilidades de segurança do Clubhouse

No mesmo mês, o Stanford Internet Observatory (SIO) confirmou que a empresa chinesa Agora, fornecedora da infraestrutura do aplicativo, tem acesso aos números de identificação exclusivos dos usuários e das salas.

“O ClubHouse está envolto numa onda de popularidade clara, como é de costume com qualquer aplicativo novo que se destaque. Experimentou um crescimento arrebatador que excedeu as expectativas da empresa, ampliando os potenciais problemas de segurança e privacidade que, em outro cenário, seriam resolvidos durante a fase de pré-lançamento do aplicativo, sem que o público geral percebesse”, diz Claudio Bannwart, country manager da Check Point Brasil. “Mas, estes problemas demonstram que qualquer pessoa que planeje juntar-se ao Clubhouse deve estar ciente dos potenciais riscos”, alerta o executivo.

As dicas de segurança abaixo visa a proteção contra aplicativos maliciosos e golpes “móveis”:

  • Instalar somente aplicações provenientes de fontes confiáveis, como lojas de aplicativos oficiais ( o Clubhouse está disponível atualmente apenas na Apple App Store).
  • Revisar cuidadosamente as permissões do aplicativo para acessar contatos e dados em seu dispositivo, e não apenas clicar em “Aceitar tudo”.
  • Desconfiar das recomendações ou convites para um aplicativo, mesmo que o remetente seja de alguém conhecido. Antes de instalar qualquer aplicativo, procure informar-se com fontes sérias e confiáveis sobre os potenciais riscos.
  • Considerar a possibilidade de adquirir uma solução de segurança móvel, a qual proteja o dispositivo de aplicações maliciosas ou aquelas que não respeitem as normas de privacidade de dados.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Amazon e Red Hat anunciam serviço Red Hat OpenShift na AWS (ROSA)

Amazon e Red Hat anunciam serviço Red Hat OpenShift na AWS (ROSA)

cabo-do-carregador-do-iphone-pega-fogo-e-causa-acidente

Cabo do carregador do iPhone pega fogo e causa acidente