in

China não tem idéia de quando lançará sua moeda digital

China não tem idéia de quando lançará sua moeda digital. Neste artigo, veja por que a China está protelando seu lançamento.

A proposta da Huawei de substituir o TCP/IP não está indo muito longe
Há vários controles na proposta que levariam à centralização. Imagem: The Next Web.

Apesar dos relatórios no mês passado de que a China estava se preparando para implantar sua própria moeda digital do governo, agora parece que o país não está tão certo quanto à implantação do ativo.

Em entrevista coletiva em Pequim ontem, o governador do Banco Popular da China (PBoC, sigla em inglês), Yi Gang, disse que “não há cronograma” para o lançamento de sua nova moeda digital, relata o South China Morning Post.

China e sua moeda digital

No mês passado, surgiram relatos informando que o PBoC teria alegadamente dito que sua moeda digital estava “quase pronta”. As fontes seriam um ex-funcionário de uma instituição chinesa atrelada ao recebimento da moeda e alguém “envolvido no desenvolvimento da criptomoeda”, informou a Forbes.

Acreditava-se que a moeda digital poderia ser liberada a tempo para 11 de novembro, o dia mais movimentado das compras na China.

Embora uma mudança na data e no atraso do lançamento seja uma coisa, a moeda digital da China pode estar muito mais longe da realidade do que se pensava.

Yi acrescentou que a moeda digital exige mais “pesquisas, testes, ensaios, avaliações e prevenção de riscos”. Além disso, seria rigidamente controlada pelo governo, em vez de ser construída com a tecnologia “pura blockchain”.

Presumivelmente, isso faz com que a moeda digital proposta na China seja digna de nota de alguma forma. Além disso, está começando a soar cada vez mais como um substituto digital direto para o yuan do país. Na verdade, parece não oferecer mais liberdade financeira aos detentores de moeda fiduciária convencional.

China não tem idéia de quando lançará sua moeda digital
A moeda digital chinesa seria rigidamente controlada pelo governo, em vez de ser construída com a tecnologia “pura blockchain”. Imagem: Reprodução / Computer Weekly.

Contradições e dúvidas

Tudo isso está em contradição com o que o vice-diretor de pagamentos do banco central da China, Mu Changchun, disse no início deste mês.

Além do mais, Mu disse que a nova moeda digital chinesa alcançará um equilíbrio entre permitir pagamentos anônimos e impedir a lavagem de dinheiro. Então, em outras palavras, ela será feita de peidos de unicórnios e pó de fada pela aparência das coisas.

Por fim, tudo isso nos leva a pensar se o yuan digital chinês será realmente lançado, e muito menos se acontecerá em breve.

Se gostou de saber mais sobre a nova moeda digital da China, não deixe de compartilhar!

Fonte: The Next Web

Leia também: Como sua empresa pode usar a blockchain?

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.