in

China testa inteligência artificial que prevê terremotos melhor do que humanos

O sistema está sendo testado no sudoeste do país, que é propenso a terremotos.

China testa inteligência artificial que prevê terremotos melhor do que humanos
Crédito da imagem: David e Jessie Cowhig | The Next Web.

A China está desenvolvendo um sistema de previsão de terremotos que usa inteligência artificial para medir a atividade sísmica em um dos países mais propensos a terremotos do mundo.

China testa inteligência artificial que prevê terremotos

O sistema foi desenvolvido pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China e pela Administração de Terremotos da China. Ele analisa grandes volumes de dados sísmicos para prever automaticamente terremotos iminentes.

Atualmente, ele está sendo testado nas províncias de Yunnan e Sichuan, no sudoeste da China, conforme relata o South China Morning Post.

A região montanhosa é o local da maioria dos terremotos do país, incluindo o último grande desastre sísmico da China, um terremoto de magnitude 8 que matou quase 90.000 pessoas depois de atingir Sichuan em 2008.

O novo sistema tem o potencial de reduzir o número de mortos em futuros terremotos. Por exemplo, ele permitirá que as autoridades gerenciem de maneira mais rápida e eficiente as operações de busca e salvamento, desliguem usinas nucleares e desacelerem os trens.

Uma ciência inexata

Prever terremotos é uma tarefa complicada. O Geological Survey diz que os cientistas nunca previram um grande terremoto e, em vez disso, só podem estimar a probabilidade de um ocorrer em uma área específica dentro de um certo número de anos.

As previsões existentes geralmente contam com especialistas humanos para fazer estimativas. Por exemplo, eles analisam fatores como o epicentro e a magnitude de um terremoto e vibrações na terra e sua crosta.

O novo sistema poderia substituir esses cálculos humanos por um sistema totalmente automatizado. Ele já demonstrou precisão superior aos métodos de computação manual usados nos 446 resultados de avaliação de terremotos, de acordo com um relatório publicado no jornal oficial do Ministério da Ciência e Tecnologia da China.

China testa inteligência artificial que prevê terremotos melhor do que humanos
Imagem: Reprodução | The Next Web.

Se o teste de um ano for bem-sucedido, o sistema poderá ser implantado em todo o país.

Além disso, ele pode ser estendido além das fronteiras da China. A equipe de pesquisa já está discutindo o sistema com as organizações de monitoramento de desastres. Assim, países propensos a terremotos, como Japão, México e Turquia, poderão se beneficiar dessa inteligência artificial.

Fonte: The Next Web