Chris Lattner renuncia formalmente à equipe principal de desenvolvimento da linguagem de programação Swift

A linguagem de programação Swift perdeu um de seus principais líderes desde a fundação. Também fundador do projeto LLVM, Chris Lattner, que começou a desenvolver a linguagem de programação Swift em 2010, durante seu tempo na Apple.

Mesmo depois de ter deixado a Apple e como líder do projeto Swift na empresa, Chris Lattner permaneceu envolvido com a linguagem de programação Swift. Assim, ele continuava como parte de sua “equipe principal”. Porém, agora, resolveu deixar o projeto.

Foi anunciado que a Swift estaria trabalhando para reestruturar a liderança do projeto para permitir que mais membros da comunidade se envolvessem ativamente na administração. Esse anúncio também confirmou que Lattner sairia da equipe principal.

Um dia depois, Lattner passou a postar sobre o anúncio de sua partida e alguns antecedentes sobre sua decisão de sair. Ele atribui sua decisão de sair (e fazer uma pausa no ano passado) ao “ambiente tóxico” nas reuniões da equipe principal da Swift.

Chris Lattner renuncia formalmente à equipe principal de desenvolvimento da linguagem de programação Swift

Ele passou a observar um momento particular no ano passado com o que chama de ambiente tóxico:

O catalisador foi uma reunião específica no verão passado: depois de ser insultado e gritado pela WebEx (não pela primeira vez, e não apenas por um membro da equipe principal), decidi fazer uma pausa. 

Consegui que a liderança finalmente discutisse a situação comigo no outono passado, mas depois de evitar lidar com isso, eles deram desculpas e deixaram claro que não estavam planejando fazer nada a respeito. Como tal, decidi não voltar. 

Eles me garantem que “querem ter certeza de que as coisas serão melhores para os outros no futuro com base no que conversamos”.

Chris encerrou o post com:

Swift tem uma tonelada de pessoas bem intencionadas e super talentosas envolvidas e dirigindo isso. Eles estão tentando fazer o melhor que podem com uma situação complicada e muitas pressões (incluindo metas altas, cronogramas fixos, filas de bugs para limpar, pessoal interno que deseja revisar/projetar coisas antes que o público tenha acesso a elas e pressões fora de sua equipe) que induzem interações estranhas com a comunidade. 

Quando as coisas chegam até nós, os planos já estão muito adiantados e, às vezes, os indivíduos estão apegados aos projetos nos quais colocaram muita energia. Isso leva a uma dinâmica desafiadora para todos os envolvidos.

Acho que Swift é uma linguagem fenomenal e tem um futuro longo e bem-sucedido pela frente, mas certamente não é uma linguagem projetada pela comunidade, e isso não é ambíguo 599. As novas ideias sobre como melhorar as coisas parecem promissoras – espero que abordar os desafios fundamentais do sistema de incentivos que os engenheiros/líderes enfrentam e que causam os sintomas que vemos. Acho que uma comunidade saudável e inclusiva continuará a beneficiar o design e a evolução do Swift.

O foco atual de Chris Lattner é atuar como cofundador e CEO da Modular AI com a busca de reformular o mundo da infraestrutura de AI/ML.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile