Chrome 93 Beta traz API de colocação de janela de tela múltipla e opção de sobreposição semelhante a CSD

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

Após o lançamento do Chrome 92 na semana passada, o Google já disponibilizou o Chrome 93 beta como a próxima versão de seu navegador de plataforma cruzada. Assim, o novo Chrome 93 Beta traz API de colocação de janela de tela múltipla e opção de sobreposição semelhante a CSD.

Salvo indicação em contrário, as alterações descritas abaixo se aplicam ao lançamento mais recente do canal beta do Chrome para Android, Android WebView, Chrome OS, Linux, macOS e Windows, diz o comunicado oficial.

Indiscutivelmente mais interessante com o Chrome 93 beta é a API Multi-Screen Window Placement. Esta nova API facilita o gerenciamento de vários monitores e pode ser usada para casos de apresentações em que um monitor pode estar exibindo uma apresentação de slides enquanto outro exibe as anotações do orador, gerenciando várias janelas para painéis de ferramentas, como editores de imagem e vídeo, ou mesas de negociação virtuais com a exibição de várias janelas relacionadas. Com o Chrome 93, esta nova API de posicionamento de janela Multi-Screen é exposta como um teste de origem.

Chrome 93 Beta traz API de colocação de janela de tela múltipla e opção de sobreposição semelhante a CSD

Imagem: Showmetech

O Chrome 93 também está trazendo uma opção de sobreposição de controles de janela para aplicativos da web de desktop instalados. Assim, a área do cliente cobre toda a janela, incluindo a barra de título e os botões de controle da janela – que o desenvolvedor do aplicativo da web é então responsável por conectar. A intenção é fazer com que esses aplicativos da web se pareçam mais com aplicativos do sistema operacional. Sim, a sobreposição de controles de janela é uma espécie de decoração do lado do cliente.

Além disso, o Chrome 93 beta também traz suporte WebOTP API para a área de trabalho com suporte para vários dispositivos. Enquanto isso, o suporte 3DES é removido do TLS devido a problemas de segurança.

Os testes do Origin permitem que você experimente novos recursos e forneça feedback sobre usabilidade, praticidade e eficácia para a comunidade de padrões da web. Para se registrar para qualquer um dos testes de origem atualmente suportados no Chrome, incluindo os descritos abaixo, visite o painel de testes de origem do Chrome . Para saber mais sobre os testes de origem no Chrome, visite o Guia de testes de origem para desenvolvedores da web. O Microsoft Edge executa seus próprios testes de origem separados do Chrome. Para saber mais, consulte o Microsoft Edge Origin Trials Developer Console.

Mais detalhes sobre as mudanças presentes no Chrome 93 beta desta semana em Chromium.org. Do mesmo modo, para mais informações sobre os recursos do Chrome 93, acesse os dados disponíveis em ChromeStatus.com.

Share This Article
Sair da versão mobile