Chrome: a IA Ajude-me a escrever chegará em breve a versão desktop

“Ajude-me a escrever” tem sido uma das adições de IA mais comuns do Google

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Google tem introduzido constantemente ferramentas de IA em seus diversos aplicativos e serviços. O exemplo mais recente verá “Ajude-me a escrever” com tecnologia de IA disponível no Chrome para desktop para Windows, Mac e Linux.

Ajude-me a escrever: recurso de IA do Google chegará ao Chrome

“Ajude-me a escrever” tem sido uma das adições de IA mais comuns do Google, com algumas variações aparecendo no Mensagens do Google, Gmail, Docs, Keep e muito mais. Como seria de esperar, o recurso recebe um prompt simples e rascunha o texto apropriado, evitando o esforço de escrevê-lo manualmente.

Nas últimas semanas, o Google tem trabalhado para trazer esse mesmo recurso para versões desktop do Chrome. Internamente, a empresa se refere ao recurso como “Compor” ou “CCO”, mas a mesma marca “Ajude-me a escrever” aparecerá no Chrome.

chrome-a-ia-ajude-me-a-escrever-chegara-em-breve-a-versao-desktop
Imagem: Reprodução | 9to5Google

Uma opção “Ajude-me a escrever” aparecerá no pop-up de preenchimento automático do Chrome ao digitar texto online, e também pode ser acessada no menu do botão direito. Curiosamente, em vez de confiar apenas na sua solicitação, a IA do Google verificará o conteúdo da página para obter mais contexto sobre o que escrever.

Obtenha sugestões de redação contextual para avaliações, postagens e muito mais.

Você pode inserir coisas como: algumas palavras que resumam suas idéias, um primeiro rascunho, solicitações como “escreva uma avaliação 5 estrelas para este restaurante.

Envia páginas abertas, páginas recentes relacionadas, seus URLs e suas interações com esses recursos para o Google. Esses dados podem ser lidos, processados e anotados por revisores humanos para melhorar e desenvolver produtos do Google. Você pode alterar isso a qualquer momento nas configurações.

Ajustes

Parece que o recurso contará com algumas maneiras de ajustar o estilo de escrita da IA, embora com menos opções do que em Documentos ou Mensagens. Você poderá pedir à IA para “encurtar” ou “elaborar” o texto, bem como pedir algo mais “casual” ou “formal”.

Por enquanto, a abordagem do Chrome sobre “Ajude-me a escrever” ficará escondida atrás de dois sinalizadores em chrome: // flags e, como também é necessário um “sinalizador de construção” separado, não está claro quando será possível experimentar o recurso de IA por nós mesmos.

Dito isso, como o trabalho ainda está em andamento, não esperamos vê-lo antes do Chrome 122, com lançamento previsto para fevereiro de 2024. Notavelmente, esta versão baseada em navegador de “Ajude-me a escrever” não estará disponível inicialmente para Chromebooks. No início deste ano, quando o Google anunciou a iniciativa Chromebook Plus, a empresa lançou uma versão para todo o sistema de “Ajude-me a escrever” que seria exclusiva dos modelos Plus. Parece provável que os Chromebooks não-Plus obterão esta variante no navegador da ferramenta de escrita de IA assim que o Google encontrar “uma maneira de excluir dispositivos [Chromebook Plus]”.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.