Chrome OS 90: alguns novos recursos úteis

Por Jardeson Márcio 5 minutos de leitura
Imagem: Reprodução | Chrome OS 90

Uma semana após o lançamento do Chrome 90 para plataformas desktop e móvel, o Chrome OS 90 está chegando aos Chromebooks qualificados. Embora o Google não tenha embutido tantos recursos nele como o OS 89, a atualização ainda melhora os Chromebooks com várias mudanças para aprimorar a experiência do usuário. O Chrome OS 90 traz alguns novos recursos úteis.

Verifique a integridade do seu Chromebook com o Diagnóstico

A tecnologia de solução de problemas pode ser um incômodo, com pesquisas intermináveis ??no Google que resultam em respostas inúteis. O Diagnostics (Diagnóstico) é um novo aplicativo integrado aos Chromebooks e ajuda você a monitorar a saúde do seu dispositivo. O aplicativo permite que você execute um teste de CPU e memória, observe as informações básicas do processador e pode salvar um registro das estatísticas do seu computador.

Para verificar a integridade do seu Chromebook agora, inicie o Diagnóstico pesquisando no inicializador do Chrome OS ou em Sobre o Chrome OS nas configurações do sistema. Execute um diagnóstico de forma simples e rápida.

Caption speech em seu Chromebook usando Live Caption

O Live Caption agora está pronto para Chromebooks. Esteja você em um ambiente barulhento ou tentando manter o volume baixo, a legenda ao vivo permite que você leia junto com o conteúdo que estiver assistindo. Seu Chromebook irá gerar legendas em tempo real com precisão, inclusive off-line.

No momento, o Inglês é o único idioma compatível com Live Caption, mas o Google planeja adicionar mais em breve. Para transcrever o áudio, clique em “Gerenciar recursos de acessibilidade” nas configurações do Chrome OS, selecione Legendas e ative a Legenda ao vivo. Seu Chromebook irá gerar legendas na próxima vez que detectar fala em mídia reproduzida pelo Chrome.

Um Tote ainda mais intuitivo

O Google introduziu o Tote com o Chrome OS 89, uma ferramenta de produtividade útil que fornece acesso rápido às suas capturas de tela e downloads recentes. Embora você possa fixar arquivos no Tote usando o menu de contexto do gerenciador de arquivos, parecia desajeitado abrir o menu no modo tablet.

Com o Chrome OS 90, o Google torna a experiência de fixação ainda mais fácil. Para fixar arquivos, arraste e solte o arquivo no Tote usando o dedo ou o mouse.

Melhor IU do gerente de contas

Em versões anteriores, o Chrome OS confundia a linha entre contas pessoais secundárias e usuários locais, tornando confuso adicionar ou gerenciar pessoas. Na nova atualização, o gerente da conta agora irá diferenciar explicitamente sua conta principal. Seu perfil principal estará na frente e no centro da página, com contas secundárias colocadas em uma pequena lista.

A atualização também reorganiza alguns menus nas configurações do Chrome OS. O Google mudou “Segurança e login” e “Gerenciar outras pessoas” para “Privacidade e segurança” e renomeou a categoria “Pessoas” para “Contas”.

Acesse seus documentos no Drive com o Files, mesmo quando estiver off-line

Com o Chrome OS 90, o gerenciador de arquivos permitirá que você salve seus documentos, slides, PDFs e planilhas off-line. No aplicativo, clique no arquivo que você precisa para trabalhar off-line e alterne para “Disponível off-line” em sua barra de ferramentas.

Nomeie janelas do Chrome

O Chrome OS 90 permite que você dê um nome personalizado às suas janelas do Chrome. Isso torna mais fácil distinguir entre as janelas abertas por Alt+Tab, no modo Visão geral ou clicando com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo Chrome na estante. Emparelhados com grupos de guias, os nomes personalizados podem fazer uma grande diferença para manter a organização.

Para atribuir um nome personalizado, clique com o botão direito na parte superior de uma janela do Chrome e selecione “Janela de nome”.

Encontre respostas em um piscar de olhos com a pesquisa aprimorada do iniciador

O iniciador do Chrome OS é o ponto de partida para acessar uma coleção de aplicativos instalados em seu Chromebook. Para arquivos ou aplicativos difíceis de encontrar, a barra de pesquisa ajuda você a encontrá-los em segundos para que você possa se manter produtivo durante todo o dia.

No Chrome OS 90, a pesquisa do iniciador é ainda mais útil. Ele pode resolver cálculos simples, verificar o tempo ou definir palavras. Além disso, ele elimina a necessidade de iniciar uma guia do navegador Chrome para encontrar as respostas simples de que você precisa.

Via: Android Police

Share This Article
Sair da versão mobile