Notícias

28/10/2021 às 15:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Chrome OS ganhará modo de compatibilidade para aplicativos Android não otimizados

O Google se esforça para otimizar os aplicativos Android para telas maiores

Chrome OS ganhará modo de compatibilidade para aplicativos Android não otimizados

O Chrome OS oferece suporte a aplicativos Android da Play Store há anos. No entanto, mesmo com o aumento da popularidade dos Chromebooks nos últimos anos, nem todos os aplicativos e jogos Android funcionam bem com eles. Entretanto, agora o Chrome OS ganhará modo de compatibilidade para aplicativos Android não otimizados.


Muitos aplicativos ainda são otimizados principalmente para telas do tamanho de telefones e controles de toque, não telas maiores e controles de teclado. Felizmente, o Google agora está melhorando a experiência de uso de aplicativos não otimizados em Chromebooks.

O Android Dev Summit revelou um novo recurso chegando ao Chrome OS. Um novo modo de compatibilidade estará disponível para aplicativos Android, que adiciona um novo botão no centro das janelas do aplicativo Android. Clicar no botão permite alternar entre um layout de telefone, um layout de tablet ou uma janela redimensionável.

Esse modo deve auxiliar bastante os usuários do Chrome OS, que usam os aplicativos Android não otimizados para uma tela maior e que podem ser um problema.

Modo compatibilidade de Aplicativos Android no Chrome OS

chrome-os-ganhara-modo-de-compatibilidade-para-aplicativos-android-nao-otimizados
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

A apresentação descreveu o recurso como já disponível, mas esta parece ser a primeira vez que o Google fala sobre isso publicamente. O XDA aponta que o Chrome Unboxed observou no mês passado que o recurso apareceu como uma bandeira no canal Chrome OS Canary, e o Google ainda não o lançou amplamente.

O Google também mencionou que o ideal é que os aplicativos não exibam o menu do modo de compatibilidade e que os desenvolvedores podem evitá-lo otimizando seus aplicativos para telas grandes e adicionando suporte para mouse/teclado.

Assim, aparentemente, o menu só aparecerá quando o Chrome OS detectar que o aplicativo não está devidamente atualizado para ser executado em Chromebooks. O sinalizador atual no Canary Channel adiciona o menu a todos os aplicativos, mas talvez no futuro ele apareça apenas seletivamente, pelo menos por padrão.

Em todo caso, o recurso facilita muito, principalmente quando não há otimização nos aplicativos. E, até entendemos que o Google indique que ele não seja usado, como uma forma de pressionar a otimização dos aplicativos. No entanto, nem todos os desenvolvedores o fazem, o que dificulta o uso, em alguns casos.

Este novo recurso faz parte dos esforços do Google para melhorar os aplicativos Android em dispositivos dobráveis, tablets e Chromebooks. O Google também anunciou no evento, o Android 12L, que inclui melhorias na interface para telas grandes e provavelmente começará a aparecer em dispositivos a partir do primeiro trimestre de 2022.

Via: XDA-Developers

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.