Chrome testa botão com feed RSS e mantém vivo o Google Reader

O Google tem feito novas mudanças com chegada de recursos ao navegador Chrome. Um deles mantém vivo o sonho do próprio Google de manter o Reader e testa no Chrome um botão com feed RSS. Os navegadores da Web costumavam apresentar agregadores de feed, mas esses recursos integrados já foram eliminados. O Google agora está procurando reverter a tendência com o Chrome testando um recurso “Seguir” que, de certa forma, traz um leitor de RSS para a página Nova guia.

Conforme você navega em sites, o Chrome mostra um botão “Seguir” quando você abre o menu flutuante (no canto superior direito). Ele aparece na parte inferior. Além disso, inclui o favicon e o nome do site. Uma vez inscrito, o novo conteúdo desses editores aparecerá na página Nova guia como parte de uma guia “Seguindo” que usa cartões com imagens de capa, manchetes e mostra quando algo foi publicado.

Em comparação com o Discover (que ainda está disponível no Chrome como “Para você”) e sua abordagem baseada em tópicos, os usuários estão escolhendo ativamente quais sites desejam ver. Dito isso, o feed algorítmico usará seus seguidores para exibir o conteúdo. 

Chrome testa botão com feed RSS e mantém vivo o Google Reader

A equipe do Chrome deseja criar “conexões mais profundas” entre editores e leitores, ao mesmo tempo que torna mais fácil “acompanhar [seus] sites favoritos”. A solução Follow do Google aproveita o navegador que muitas pessoas instalaram, bem como o padrão da web RSS aberto existente. Dito isso, se um site não usa RSS, o Google voltará ao índice de conteúdo existente para manter os usuários atualizados.

Hoje, o Google considera Seguir um experimento e avaliará os comentários do editor e do usuário final ao decidir se vai lançá-lo de modo mais amplo. A empresa fornecerá mais informações aos sites se for esse o caso. No entanto, a única orientação do editor hoje é garantir que o RSS de um site esteja atualizado. Da mesma forma, o Google ainda não comentou se chegará aos navegadores iOS ou desktop.

Agradecemos o feedback de editores, blogueiros, criadores e cidadãos da web aberta (como você!) Sobre esse experimento, pois nosso objetivo é criar um envolvimento mais profundo entre usuários e editores da web no Chrome. Você também pode se manter atualizado e fazer perguntas por meio de @WebCreators no Twitter ou por e-mail para webcreators@google.com.

O Google também está hospedando uma sessão de acompanhamento do Open Web I/O 2021. 

Este recurso aparecerá nas “próximas semanas” para usuários do Chrome Canary nos EUA no Android. 

Via 9to5Google

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile