Apagão Cibernético

Apagão cibernético: Linux e macOS não foram afetados, entenda o que aconteceu

Apagão cibernético: Debian e Rocky Linux afetados pela CrowdStrike antes do Windows

Uma falha no software Falcon causou uma pane globalmente. O apagão cibernético, conforme chamado em todo o mundo, trouxe uma imensa exposição relevante em torno da fragilidade das empresas que utilizam o software Falcon e o Microsoft Windows. Se observamos comercialmente, o impacto é gigante em todo o mundo e por todas as áreas. O problema deixou serviços essenciais fora do ar e não deve ser resolvido tão cedo.

Hoje, as empresas de aviação, bancos, hospitais e vários setores que prestam serviços essenciais ficaram fora do ar. Em diversos jornais, é possível verificar que muitas empresas voltaram ao uso de papel e caneta para contornar os impactos do apagão causado pelo Falcon.

Atualização 23/07/2024: Sistemas baseados em Linux foram afetados pelo mesmo erro que causou o apagão global

Falha da Falcon atinge apenas máquinas com Windows! Linux e macOS não afetados!

Atualmente e conforme o volume de vírus, malwares e até as falhas do Windows, não é compreensível como empresas de grande porte ainda utilizam máquina com Windows. E não podem dizer que é por conta do custo do software, há distribuições Linux para servidores que são gratuitas.

Além disso, com a adoção do Linux em quase tudo que existe, no mobile até a casa inteligente, os profissionais de TI estão mais especializados e sabem administrar sistemas baseados em Linux perfeitamente. Já se foi a época em que Linux era complicado.

O que é e para que serve o software Falcon?

O software Falcon, é responsável por identificar possíveis ataqueis hackers como explorações de vulnerabilidades e vírus. Dito isso, o Falcon é utilizado popularmente e muitas empresas utilizam com o Windows em paralelo.

O CrowdStrike Falcon funciona como uma camada de segurança, mas hoje foi responsável pelo apagão global, causando o pane global dos serviços essenciais. Segundo informações divulgas, o software utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para detectar qualquer tentativa de invasão de seus clientes.

O que disse a CrowdStrike, proprietária do Falcon?

O CEO da CrowdStrike, George Kurz disse que a empresa está trabalhando para corrigir a falha, que segundo ele, foi causada por um erro na atualização do software. No entanto, descartou os rumores de ataques cibernéticos.

CrowdStrike está trabalhando ativamente com seus clientes para resolver um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados. Isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. O problema foi identificado, isolado, e o processo para consertá-lo está em andamento.

disse Kurz

No entanto, ainda na tarde de hoje, quanto perguntado por jornais internacionais e pela Rede Globo, a empresa disse que deve demorar alguns dias para que tudo seja normalizado.

O que disse a Microsoft?

A Microsoft, dona do Windows, o sistema popular e o mais utilizado em todo o mundo, declarou está adotando algumas medidas para mitigar o problema. Desta forma, é importante destacar que o apagão global só ocorreu quando combinado o Falcon com Microsoft Windows.

Mas, a empresa não quis entrar em detalhes ou dar uma justificativa sobre qual foi o componente do Windows que entrou em conflito com a atualização do Falcon. Contudo, deteu-se apenas em defender a imagem da tela azul da morte do Windows, conhecida de outros problemas também em aeroportos.

Quando será resolvido a pane global do Falcon?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta rápida. A empresa por trás do Falcon informou que levará alguns dias até que tudo volte ao normal. Não foi possível saber se as empresas que sofreram com a pane receberam alguma indenização.

O impacto já é considerado uma catástrofe cibernética e deve causar prejuízos que são impossíveis de serem calculados no momento. Para as empresas só resta aguardar e voltar aos anos 90 com o uso de papel e caneta, especialmente empresas áreas.

Hoje, em matérias televisivas, foi possível ver que muitas empresas estavam usando o método antigo antes da implantação da tecnologia. Nos aeroportos, foi possível ver check-ins realizados manualmente e até rótulos de bagagens.

Nos próximos dias ou até mesmo nas próximas horas, certamente vamos conhecer mais sobre o impacto social e financeiro do ocorrido de hoje.

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