Qualcomm

Qualcomm confirma ataque cibernético a dispositivos Android com seus chips

Imagem com logomarca da Qualcomm

A Qualcomm se pronunciou sobre uma vulnerabilidade de zero dia encontrada em seus chips que foi recentemente explorada para atingir usuários do Android. A empresa confirmou a falha e a exploração dela.

Falha em chips Qualcomm levam a ataques em dispositivos Android

A vulnerabilidade encontrada afeta uma ampla gama de chipsets encontrados em telefones Android, incluindo SoCs de médio e alto nível, modems e módulos de conectividade FastConnect.

A falha foi descoberta por pesquisadores de segurança do Threat Analysis Group do Google e do Security Lab da Anistia Internacional. Trata-se de uma vulnerabilidade de dia zero que foi supostamente explorada para atingir indivíduos em vez de ser usada para um ataque generalizado. No entanto, pouco se sabe sobre os malfeitores ou os usuários afetados no momento.

Imagem com chip Qualcomm

Chipsets afetados

A Qualcomm listou 64 chipsets afetados em seu boletim de segurança, incluindo SoCs emblemáticos como o Snapdragon 8 Gen 1 e Snapdragon 888+, SoCs de médio porte como o Snapdragon 660 e Snapdragon 680, módulos FastConnect 6700, 6800, 6900 e 7800, e o modem Snapdragon X55 5G. Esses chipsets podem ser encontrados em smartphones de vários OEMs, incluindo Samsung, Motorola e OnePlus. O modem Snapdragon X55 5G também pode ser encontrado na série iPhone 12, mas não está claro se os hackers tinham como alvo usuários do iPhone.

De acordo com a Qualcomm, um patch para resolver o problema foi compartilhado com OEMs no mês passado “com uma forte recomendação para implantar a atualização em dispositivos afetados o mais rápido possível”. Se o seu dispositivo tiver um dos chipsets afetados, você pode esperar receber o patch em breve.

A Qualcomm

Qualcomm é uma empresa norte-americana fundada em 1985 que produz os chipsets dos celulares de tecnologia CDMA e W-CDMA.

A empresa é também responsável pelo cliente de e-mail Eudora e pela plataforma de criação de aplicativos para celulares Brew. É proprietária da marca Snapdragon, que produz processadores para smartphones. Teve uma parceria com a Tectoy na produção do console de videogame Zeebo. Em Outubro de 2016 adquiriu a NXP Semiconductors por 47 bilhões de dólares.

A Qualcomm está entre as principais empresas no fornecimento de chipsets e outras tecnologias. Os produtos da empresa incluem processadores para dispositivos móveis, como por exemplo telefones celulares e componentes de hardware e software distribuídos ao redor do mundo e, em parceria com a NSA, fabricando e vendendo no mercado mundial equipamentos com backdoors para os malwares que facilitam a espionagem.

Essa falha em chips da empresa pode ter afetado milhões de pessoas no mundo todo. É imprescindível que os dispositivos sejam atualizados, para que as pessoas se vejam livres dela.

Via: Android Authority