Quase todas as VPNs gratuitas para Android vazam dados

Quase todas as VPNs gratuitas para Android vazam dados

Um dado alarmante para quem costuma usar VPNs gratuitas em seu celular Android: nada menos que 88% desses programas vazam dados dos usuários. Uma nova pesquisa da Top10VPN capturou e analisou o tráfego de rede das 100 VPNs gratuitas mais populares na Play Store do Google e revisou seu código-fonte. Portanto, quase todas as VPNs gratuitas para Android vazam dados.

Os resultados são bastante preocupantes, mostrando que 88% sofrem algum tipo de vazamento de dados (IP, DNS, WebRTC) e 17% são afetados por vários vazamentos.

Quase todas as VPNs gratuitas para Android vazam dados

Além disso, 71% compartilham dados pessoais com terceiros, incluindo Facebook, Yandex e corretores de dados controversos como Kochava. 15% contêm código de acompanhamento da Bytedance, enquanto 53% contêm pelo menos uma função em seu próprio código-fonte que representa um risco potencial para a privacidade do usuário e solicita permissão para executá-lo.

Simon Migliano do Top10VPN diz:

Esta é a maior pesquisa de VPN que já fiz, mas acredito que há uma necessidade urgente devido aos frequentes picos de demanda por VPN que vemos regularmente em todo o mundo, à medida que os governos restringem o acesso de seus cidadãos à internet.

O número de usuários de VPN grátis aumentou pelo menos dez vezes desde que comecei a investigar seriamente os perigos das VPNs gratuitas em 2018.

As 100 VPNs gratuitas para Android mais populares tiveram cerca de 260 milhões de instalações totais em 2018, hoje, esse número ultrapassa 2,5 bilhões. No entanto, a pesquisa descobriu que mais de um em cada dez sofre falhas de criptografia, que vão desde a exposição total da atividade na internet até o vazamento de detalhes de sites visitados.

Entre outras descobertas, mais da metade das VPNs mostrou sinais de instabilidade do túnel VPN. Apenas 20% são observados para usar os algoritmos de hash mais fortes para criptografia.

Você pode ler mais no site Top10VPN.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile