A Check Point Software Technologies, um dos principais fornecedores globais de soluções de segurança cibernética baseadas em nuvem e alimentadas por inteligência artificial (IA), estará presente no Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP), que ocorre nos dias 16 e 17 de outubro no Transamerica Expo Center em São Paulo. Este evento é um dos mais relevantes na área da saúde, reunindo especialistas e empresas para discutir inovações e tendências que estão moldando o setor.
Ciberataques enfrentados pelo setor de saúde brasileiro
De acordo com informações da Check Point Research (CPR), divisão dedicada à inteligência de ameaças da Check Point Software, a média de ataques semanais por organização no setor de saúde em nível global foi de 2.018 entre janeiro e setembro de 2024, marcando um aumento de 32% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No Brasil, no entanto, a média semanal de ataques por organização do setor de saúde, nos últimos seis meses (de abril a setembro), foi de 2.976, superando a média global.
“O setor de saúde é um dos principais alvos de ciberataques, pois hospitais utilizam uma variedade de tecnologias e dispositivos, incluindo a Internet das Coisas Médicas (IoMT), além de gerenciar dados sensíveis dos pacientes. A criticidade desse setor o torna atrativo para os cibercriminosos, que buscam lucrar com ataques de ransomware e outras práticas ilícitas”, explica Vinicius Bortoloni, especialista em Engenharia de Segurança e gerente de contas da Check Point Software Brasil.
Durante o congresso, a Check Point Software, em colaboração com a Teleinfo — uma empresa focada em soluções de infraestrutura para ambientes de TI e telecomunicações complexas —, apresentará o conceito de “Hospital do Futuro”. Neste espaço de exposição, será simulado um ambiente hospitalar seguro, que utiliza soluções de cibersegurança para proteger usuários, dispositivos, aplicações e a rede, com ênfase em automação e inteligência artificial na prevenção de ameaças.
Os visitantes do CONAHP terão a oportunidade de conhecer as soluções de segurança da Check Point Software, que garantem a proteção dos hospitais contra ataques cibernéticos, reduzindo interrupções e garantindo a operação contínua dos serviços.
“O setor de saúde no Brasil está enfrentando um aumento significativo de ciberataques, incluindo ransomware e roubo de dados. A segurança cibernética é fundamental para proteger os sistemas críticos e os dados sensíveis dos pacientes”, destaca Marcelo Cartocci, diretor comercial da Teleinfo.