A Visa, gigante global de pagamentos, divulgou esta semana a edição do segundo trimestre de 2024 do seu Relatório Semestral de Ameaças. O relatório destaca uma preocupante tendência no cenário de pagamentos: os criminosos estão se tornando cada vez mais organizados e sofisticados, e o alvo principal de suas ações são os seres humanos, o elo mais fraco do ecossistema de pagamento.
Paul Fabara, Chief Risk Officer and Global Head of Client Services da Visa, alerta que o uso de Inteligência Artificial generativa e outras tecnologias emergentes tem tornado os golpes mais convincentes do que nunca, resultando em perdas sem precedentes para os consumidores.
Golpes sofisticados visam consumidores
Os golpistas têm mirado cada vez mais nos consumidores, explorando emoções fortes para criar oportunidades de fraude. Embora o número de fraudes relatadas por indivíduos tenha diminuído no período de junho a dezembro de 2023, a perda monetária total aumentou. Isso indica que os golpistas estão realizando fraudes mais eficazes e, consequentemente, mais caras.
Os principais golpes praticados contra os consumidores incluem:
- Golpes de “abate do porco”: golpistas usam datas especiais, como o Dia dos Namorados e a véspera de Ano Novo, para convencer suas vítimas a entrar em um relacionamento online e investir em plataformas falsas de negociação de criptomoedas. Esse tipo de golpe usa IA para criar campanhas mais convincentes e já causou bilhões de dólares em prejuízos para os consumidores.
- Golpes de herança: as vítimas são contatadas por um suposto escritório de advocacia ou outra entidade profissional aparentemente legítima e informadas de que são as beneficiárias de uma herança deixada por um parente distante. É exigido sigilo e o fornecimento rápido de informações pessoais, além de um pagamento inicial para garantir os ganhos futuros.
- Golpes de ajuda humanitária: golpistas se aproveitam de tragédias atuais para solicitar doações por meio das redes sociais, prejudicando os doadores.
- Fraude de triangulação: agentes mal-intencionados criam lojas online falsas onde oferecem produtos de alta demanda por um preço baixo, com o objetivo de coletar as informações de pagamento de suas vítimas.
Organizações e redes também são alvos
Os agentes de ameaça não estão apenas mirando nos portadores de cartões, mas também em organizações e redes, buscando explorar vulnerabilidades complexas. Eles utilizam novas tecnologias para explorar essas fragilidades, causando impactos de longo alcance.
O estudo da Visa identificou algumas tendências de fraude organizacional que impactam esse ecossistema. As cadeias de abastecimento e os serviços terceirizados têm sido cada vez mais visados por campanhas criadas para maximizar o impacto de uma violação. Além disso, os fraudadores estão usando IA para identificar vulnerabilidades nos controles de fraude implementados pelos bancos.
Os ataques de fraude de Autorização de Devolução de Compra (Para, na sigla em inglês) aumentaram 83% em relação ao mesmo período do ano passado. Cada ataque bem-sucedido levou a potenciais perdas de cerca de US? 115.000 para os bancos. Além disso, os casos de ransomware aumentaram 300% entre junho e dezembro de 2023, se comparados ao mesmo período de 2022. A Visa prevê que os agentes de ameaças de ransomware continuarão mirando infraestruturas críticas, incluindo organizações financeiras.