Cinnamon 5.4 lançado para Linux Mint 21 “Vanessa”

Conheça as novidades do ambiente Cinnamon.

Por Claylson Martins 4 minutos de leitura

Os fãs do ambiente de desktop Cinnamon já podem contar com a versão 5.4 que acabou de sair. No entanto, ele só deve fazer parte, por padrão, do Linux Mint 21 “Vanessa”. Esta versão do sistema operacional deve sair até julho e terá como base o Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish” da Canonical. Sendo assim, o ambiente Cinnamon 5.4 foi lançado para Linux Mint 21 “Vanessa”.

O Cinnamon 5.4 vem quase sete meses após o Cinnamon 5.2 , que você está usando atualmente com suas instalações do Linux Mint 20.3 “Una”. Ele vem com um gerenciador de janelas mais novo e mais estável e um interpretador JavaScript baseado em uma versão mais moderna da janela Mutter do GNOME e gerenciador composto, bem como as ligações GJS JavaScript para GNOME.

Em preparação para o Linux Mint 21, estamos atualizando o interpretador Javascript do Cinnamon e rebaseando seu gerenciador de janelas em uma versão mais moderna do Mutter, disse o desenvolvedor líder Clement Lefebvre. Esta é uma tarefa enorme e requer muitas alterações de código no próprio Cinnamon e causa um número significativo de regressões.

Cinnamon 5.4 lançado para Linux Mint 21 “Vanessa”

Os destaques do ambiente de desktop Cinnamon 5.4 incluem pop-up de redimensionamento para terminais, a capacidade de copiar informações do sistema para a área de transferência, configuração simplificada de hotcorner e suporte para barreiras de canto, backend de switch de escala fracionária atualizado, applet Show Desktop aprimorado, suporte para ações de aplicativos (com ícones) no miniaplicativo Menu e uma porta do miniaplicativo xrandr para a API Muffin.

Com esta versão, o Cinnamon agora é capaz de se adaptar a monitores lógicos, onde o monitor primário nem sempre é 0. Esta versão também desabilita algumas funcionalidades de versões anteriores, como algumas das teclas de mídia, pois agora são tratadas internamente pela janela Muffin gerenciador, bem como o efeito ‘hover’ para o fundo do módulo de exibição.

Cinnamon 5.4 lançado para Linux Mint 21 “Vanessa”.

Entre outras mudanças notáveis implementadas no Cinnamon 5.4, há melhor navegação pelo teclado para o miniaplicativo Menu, suporte para o miniaplicativo Calendário para exibir a hora de término para eventos de um dia, suporte aprimorado ao layout RTL (direita para a esquerda) para o controle deslizante de volume do miniaplicativo de som , bem como suporte para que o photoframe desklet não exiba arquivos ocultos ou arquivos localizados em diretórios ocultos.

Outras novidades

O applet de som também foi atualizado para ocultar a alternância de mudo do microfone quando o microfone não está sendo usado, e o applet de energia agora mostra texto e valor ao arrastar o controle deslizante de brilho. Além disso, o miniaplicativo Window List agora oferece a opção de alterar a largura do botão.

Várias correções de bugs estão presentes também para corrigir duplicatas de dispositivos no miniaplicativo Power, a implementação da camada de desklet aumentar/diminuir, o posicionamento da dica de ferramenta XApp Status Applet em painéis verticais, várias combinações de teclas, documentação e muitos outros componentes principais.

Share This Article
Sair da versão mobile