in

Clear Linux abandona desenvolvimento do desktop e adota GNOME 3.36

Distro da Intel descarta personalizações de desktop com novo foco em servidores e nuvem.

Clear Linux abandona desenvolvimento do desktop e adota GNOME 3.36

O Clear Linux, com otimização de desempenho da Intel, fez algumas incursões no espaço de desktops nos últimos dois anos, fornecendo um bom instalador de desktops no ano passado, aprimorando sua documentação e disponibilizando mais pacotes de desktops. O Clear Linux ofereceu o desempenho mais rápido, como o desempenho do navegador da web, e funcionou igualmente bem no hardware da AMD. No entanto, no futuro, eles voltarão às suas raízes, concentrando-se no trabalho dos servidores e de nuvem.

O desenvolvedor de longa data da Intel Linux, Auke Kok, anunciou que estará paulatinamente se desfazendo da área de trabalho.

Auke escreveu:

as coisas mudaram para a equipe do Clear Linux OS – ainda queremos atrair desenvolvedores, mas não estamos tão interessados no suporte a um ambiente de desktop diversificado e complexo, ou mesmo a vários ambientes de desktop. É com isso em mente que decidimos otimizar nossas ofertas de conteúdo com um viés para uso em nuvem e servidor.

Clear Linux abandona desenvolvimento do desktop e adota GNOME 3.36

Auke ressalta, no entanto, que planeja oferecer pelo menos uma opção de desktop do GNOME no futuro:

Continuaremos a ter o GNOME, por exemplo, mas será uma abordagem mais vanilla – não vamos nos aprofundar tanto tempo como fizemos no ano passado.

Nos últimos meses, parece haver algumas mudanças de equipe de código aberto Linux da Intel, alinhadas com outras mudanças organizacionais na empresa. No final do ano passado, também foi quando Imad Sousou, líder do Centro de Tecnologia de Código Aberto Intel, deixou a empresa.

Os detalhes são claros, mas a mudança de foco foi anunciada nos fóruns em Mudanças na direção do Clear Linux.

Com o anúncio surpreendente de que a plataforma Clear Linux da Intel estaria se retirando do desktop e se concentrando apenas no trabalho de servidores e na nuvem, as primeiras mudanças visíveis em relação ao desktop são esperadas na próxima semana.

Clear Linux abandona desenvolvimento do desktop e adota GNOME 3.36

O Clear Linux está se preparando para fazer a transição para o GNOME 3.36 lançado recentemente. Como parte dessa transição, eles descartam as personalizações padrão da área de trabalho. O Clear Linux ainda fornecerá uma área de trabalho padrão do GNOME vanilla para aqueles que desejam a experiência da área de trabalho da Clear.

As personalizações atuais do Clear Linux incluem a utilização do tema Ícone de papel, tema GTK do Materia-Compact, tema do shell do Materia Compact, várias extensões e configurações sendo modificadas e outros knobs ajustados. Essas alterações podem ser encontradas através deste tópico do fórum.

Agora, essas mudanças são transformadas em um pacote extra de ativos de desktop que será preterido com a mudança para o GNOME 3.36. Mais detalhes sobre essa mudança de volta para uma experiência padrão do GNOME podem ser encontrados neste tópico da lista de discussão.

Da mesma forma, o Clear Linux abandona desenvolvimento do desktop e adota GNOME 3.36 e também anunciou alterações nas ofertas de imagens em nuvem do Microsoft Azure.

Phoronix

Ubuntu trabalha para melhorar o login de impressões digitais

Ubuntu trabalha para melhorar o login de impressões digitais

Dê uma olhada no novo menu de aplicativos Kickoff do KDE Plasma!

KDE apresenta mehorias