in

Clear Linux da Intel trabalha contêiner Golang otimizado para AVX-512

Veja os detalhes a seguir.

Clear Linux da Intel trabalha contêiner Golang otimizado para AVX-512

Uma das mais recentes otimizações de desempenho que a Intel busca no Linux de código aberto é fornecer um contêiner otimizado para AVX-512 para uso da Golang. Assim, a equipe do Clear Linux da Intel montou um novo contêiner que fornece suporte à linguagem de programação Go otimizado para AVX-512 emparelhado com as bibliotecas Glibc, OpenMP e OpenBLAS otimizadas para AVX-512. Com isso, o objetivo é operar nos servidores Xeon Scalable da Intel.

O impacto pode ser de grande alcance com o Kubernetes, o Docker e outros softwares populares de contêiner, contando com a linguagem de programação Go.

Clear Linux da Intel trabalha contêiner Golang otimizado para AVX-512

Clear Linux da Intel trabalha contêiner Golang otimizado para AVX-512

 

Os principais softwares de nuvem, como Docker*etcd*Istio*Kubernetes *Prometheus* e Terraform*, usam a linguagem de programação Go para os principais componentes da infraestrutura de nuvem. Por que eles estão usando o Go? Comparado com muitas outras linguagens de script, o Go é rápido!, diz o anúncio logo no início da mensagem.

Este contêiner otimizado está sendo distribuído como clearlinux golang. O uso do AVX-512 pode ser realizado via assembly Go, cgo com o AVX-512 e através de bibliotecas de terceiros.

O Intel AVX-512 é um conjunto de instruções SIMD que podem acelerar o desempenho de cargas de trabalho com conjuntos de dados grandes e precisos. Com o Intel AVX-512, os aplicativos podem incluir 32 operações de ponto flutuante de precisão dupla e 64 de precisão única nos vetores de 512 bits, além de oito números inteiros de 32 e 64 bits.

O Go é uma linguagem de programação de código aberto com mecanismos de simultaneidade que ajudam os desenvolvedores a fazer pleno uso de máquinas com vários núcleos e em rede. É expressivo, modular e eficiente. As aplicações analíticas e de ciência de dados baseadas em Go geralmente utilizam gonum ,um conjunto de bibliotecas para matrizes, estatísticas e otimização. Bibliotecas como o gonum são construídas sobre uma camada BLAS (sub-rotinas básicas de álgebra linear) de nível inferior.

Para obter detalhes de desempenho e outras informações sobre esse contêiner Golang otimizado para AVX-512, desenvolvido com o Clear Linux consulte o blog ClearLinux.org.

 

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.