in

Clear Linux desenvolve “libSuperX11” para otimização

Clear Linux desenvolve "libSuperX11" para otimização

Como outra otimização para a distribuição Clear Linux da Intel, está sendo trabalhada uma biblioteca “libSuperX11“.  Ela muda profundamente a forma como as bibliotecas X.Org são tratadas. Então, confira neste post que o Clear Linux desenvolve “libSuperX11” para otimização.

Criação e objetivos

O membro da Intel Fellow, Arjan van de Ven, apresentou a proposta para criar um “libSuperX11“. E o que seria isso? Bom, segundo ele, seria um único arquivo de biblioteca representando o que é atualmente muitas bibliotecas X11 menores. Quando o X11 foi modularizado, ele foi dividido em várias bibliotecas pequenas. A maioria dos kits de ferramentas GUI e outros grandes usuários do X11 acabam carregando essas mais de uma dúzia de pequenas bibliotecas. Portanto, o objetivo da libSuperX11 é eliminar tantas bibliotecas pequenas.

Ter tantas bibliotecas para carregar normalmente adiciona custos de tempo de inicialização, maior uso de memória e não permite LTO (Link Time Optimization) entre bibliotecas pelo compilador.

Assim sendo, o objetivo da libSuperX11 seria ter uma biblioteca de superconjunto que consolidasse o máximo possível dessas pequenas bibliotecas em um único arquivo de objeto.

E os aplicativos?

Clear Linux da Intel lança novo instalador

Essa não é uma alteração qualquer, pois os aplicativos precisariam vincular-se a essa nova biblioteca de superconjunto. No entanto, há planos de compatibilidade ao construir pequenas bibliotecas stub. Além disso, haverá também etapas de compatibilidade para preservar a compatibilidade de origem/compilação.

Por outro lado, isso também torna a situação um pouco confusa, caso essas bibliotecas do X11 acabem tendo uma quebra de ABI. Porém, isso é pouco provável de ocorrer dada a evolução do X11, que está bastante maduro no Linux.

Mais detalhes sobre essa mudança planejada para libSuperX11 podem ser encontrados na lista de discussão do Clear Linux. Assim, você viu neste post que o Clear Linux desenvolve “libSuperX11” para otimização.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE inicia 2019 com ajustes e polimento

KDE inicia 2019 com ajustes e polimento

Kernel Linux 5.0 é lançado com o suporte do FreeSync e muitos aprimoramentos

Linux MINCORE System tenta evitar vazamento de informações