Clear Linux deve começar a oferecer EarlyOOM

O distribuição Clear Linux, bancada pela Intel, continua com várias inovações. Agora, está seguindo os passos do Fedora de começar a usar o EarlyOOM por padrão. Além disso, há outras discussões recentes sobre o desempenho relativamente ruim do Linux quando se trata de lidar com situações de pressão de memória ou pouca RAM. Sendo assim, o Clear Linux da Intel parece que em breve deve começar a oferecer o EarlyOOM como uma opção.

O que é o EarlyOOM que a distro Clear Linux deve começar a oferecer?

Para ficar claro, o EarlyOOM é um daemon voltada ao usuário com objetivo de monitorar a quantidade de memória e a troca (swap), a fim de acionar o killer de falta de memória do Linux (Linux’s out-of-memory killer, o oom-killer) mais cedo do que seria acionado. Portanto, explicando melhor ainda para quem não entendeu ou pensa em pesquisar nos fóruns os termos exatos para não se confundir: o objetivo do EarlyOOM é acionar o killer do OOM antes de sofrer muita pressão de memória, onde a área de trabalho do Linux atinge problemas de resposta.

Porém, se mesmo assim, você quiser conhecer mais sobre o projeto, isso é bem simples. Basta consultar o daemon do EarlyOOM que está hospedado no GitHub. Lá você fica sabendo também que o oom-killer tem uma má reputação entre os usuários do Linux. Por isso, o sistema só faz uso do mesmo quando não há outra escolha.

Isso fez com que eu e outras pessoas pensássemos se o oom-killer poderia ser configurado para intervir anteriormente: reddit r/linuxsuperuser.comunix.stackexchange.comComo se vê, não, não pode. Pelo menos usando o oom-killer no kernel. No espaço do usuário, no entanto, podemos fazer o que quisermos.

O earlyoom verifica a quantidade de memória disponível e a swap livre até 10 vezes por segundo (menos frequentemente se houver muita memória livre). Por padrão, se ambos estiverem abaixo de 10%, ele matará o maior processo. O valor percentual é configurável através de argumentos de linha de comando.

Pacote para implementação

Para os interessados ??no EarlyOOM on Clear, em breve deverá haver esse pacote earlyoom para implantação.

Assim, consulte os links originais caso ainda tenha dúvidas sobre o que é o earlyoom e dissipe eventuais dúvidas de tradução nos termos mais técnicos empregados. Se você já está familiarizado e possui bastante aprofundamento técnico no entendimento e revisão dos assuntos dos artigos, dispense as traduções automáticas de fontes em inglês. Isso pode ser incômodo e pode levar a entendimentos muito errôneos.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile