Notícias

12/10/2021 às 09:30

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Cliente Microsoft Azure sofre número recorde de ataques DDoS em agosto

Volume chegou a 2,4 Tbps (terabytes por segundo).

Cliente Microsoft Azure sofre número recorde de ataques DDoS em agosto

A Microsoft atenuou um ataque recorde de negação de serviço distribuído (DDoS) de 2,4 Tbps (terabytes por segundo) direcionado a um cliente europeu do Azure durante a última semana de agosto. “Isso é 140 por cento maior do que o ataque de 1 Tbps de 2020 e maior do que qualquer evento volumétrico de rede detectado anteriormente no Azure”, disse Amir Dahan, gerente de programa sênior de rede do Azure, também descrevendo-o como um ataque de reflexão do User Datagram Protocol (UDP).


O enorme ataque DDoS foi lançado usando cerca de 70.000 bots, principalmente na região da Ásia-Pacífico (por exemplo, Malásia, Vietnã, Taiwan, Japão e China) e dos Estados Unidos.

Os invasores atingiram a infraestrutura do Azure em explosões concisas em um período de 10 minutos, cada uma dessas explosões alcançando volumes de terabit.

Dahan acrescentou que três picos de ataque se destacaram, com o primeiro atingindo a taxa de transferência máxima de 2,4 Tbps e o subsequente subindo para 0,55 Tbps e 1,7 Tbps.

Cliente Microsoft Azure sofre número recorde de ataques DDoS em agosto

O ataque DDoS de agosto ocorreu depois que a Microsoft relatou um aumento de 25% nos ataques em comparação com o quarto trimestre de 2020, com um declínio na taxa de transferência volumétrica máxima, de 1 Tbps no terceiro trimestre de 2020 para 625 Mbps no primeiro semestre de 2021.

Cliente Microsoft Azure sofre número recorde de ataques DDoS em agosto
Ataque DDoS Azure de 2,4 Tbps (Microsoft)

Ataques DDoS estão aumentando

Ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) com aumento significativo em complexidade e volume correspondem ao aumento na atividade da Internet após o início da atual pandemia de COVID-19.

No início de agosto, Alethea Toh, gerente de programa da Azure Networking, disse que a Microsoft registrou um aumento acentuado nos ataques DDoS diários nos primeiros seis meses de 2021, com um aumento de 25% em relação ao quarto trimestre de 2020.

Durante esse tempo, a equipe de proteção contra DDoS do Azure mitigou mais de 251.944 ataques exclusivos direcionados à infraestrutura global do Azure no primeiro semestre de 2021.

Cliente Microsoft Azure sofre número recorde de ataques DDoS em agosto
Ataques DDoS em 2021 (Microsoft)

A maior largura de banda de ataque que atingiu a infraestrutura do Azure durante os primeiros seis meses de 2021 foi de 625 Gbps, quase metade de um ataque DDoS de 1 Tbps mitigado no terceiro trimestre de 2020.

Apesar disso, o ataque médio direcionado ao Azure até o final de junho aumentou 30 por cento, passando de 250 Gbps para 325 Gbps.

Os clientes do Azure nos Estados Unidos (59%), Europa (19%) e regiões do Leste Asiático (6%) ainda são os mais visados principalmente devido à alta concentração de indústrias de jogos e serviços financeiros nessas regiões.

Ataques DDoS que quebraram recordes anteriores e relatados publicamente foram um ataque volumétrico de 2,3 Tbps detectado pelo Amazon Web Services Shield no primeiro trimestre de 2020 e um ataque de camada de aplicativo de 21,8 milhões de solicitações por segundo (rrps) que atingiu o gigante russo da Internet Yandex no mês passado.

Via Blepping Computer

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.