in

Clonezilla Live 2.6.6 lançado com ferramentas novas e atualizadas

Possui o Kernel 5.5, que já acabou a vida útil.

Clonezilla Live traz kernel Linux 5.9 e outras mudanças importantes

O Clonezilla Live 2.6.6 acaba de chegar e é baseado na série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux Sid (Instável). O sistema é usado principalmente para clonagem e particionamento de discos. Sincronizado com o repositório Debian Sid em 28 de abril de 2020, o Clonezilla Live 2.6.6 trocou o kernel para a série Linux 5.5. Contudo, fique atento, pois este kernel já encerrou o período de vida útil. Além disso, esta nova versão estável é fornecida com o kernel Linux 5.5.17, embora a versão mais recente seja 5.5.19.

Uma mudança importante nesta versão é a correção de um problema com a linha “last_lba” do sfdisk, fazendo com que o Clonezilla falhe ao clonar um disco rígido maior em um disco rígido menor usando o parâmetro -icds.

Clonezilla Live 2.6.6 lançado com ferramentas novas e atualizadas

Clonezilla Live 2.6.6 lançado com ferramentas novas e atualizadas

O Clonezilla é um programa de partição e imagem / clonagem de disco semelhante ao True Image® ou Norton Ghost® . Ele ajuda você a implantar o sistema, backup e recuperação bare metal. Estão disponíveis três tipos de Clonezilla, Clonezilla liveservidor Clonezilla lite e Clonezilla SE (server edition). O Clonezilla live é adequado para backup e restauração em uma única máquina. Embora o servidor Clonezilla lite ou SE seja para uma implantação massiva, ele pode clonar muitos computadores (mais de 40!) simultaneamente. O Clonezilla salva e restaura apenas os blocos usados ??no disco rígido. Isso aumenta a eficiência do clone.

Outra mudança interessante é a implementação de um modo em lote que é pausado automaticamente quando rc não é 0 para ocs-run-boot-param.

Além disso, os parâmetros –z9p foram adicionados no menu TUI do modo iniciante, que substitui o comando pzstd por zstdmt para compactar e descompactar arquivos .zst.

Outras mudanças importantes

O Clonezilla Live 2.6.6 também vem com vários novos pacotes. Isso inclui a ferramenta pax para ler e gravar arquivos, bem como copiar hierarquias de diretórios, e o ocs-live-swap-kernel para trocar o kernel e os módulos do Linux.

O daemon scdaemon smartcard para o sistema GnuPG também está incluído nesta versão, e os pacotes ufsutils e pxz foram removidos, sendo este último substituído pelo pixz.

O script makeboot.sh foi atualizado para suportar a detecção de mais nomes de partições.

Você pode fazer o download da imagem ISO do Clonezilla Live 2.6.6 agora no site oficial dos sistemas de 64 ou 32 bits.