in

Cloudflare falha e prejudica acesso à internet no Brasil

Servidores do Brasil enfrentam nesta terça-feira instabilidade provocada pela Cloudflare.

Cloudflare falha e prejudica acesso à internet no Brasil

Uma falha no Cloudflare afetou o acesso à internet no Brasil durante quase toda esta terça-feira (14/05). Ao tentar acessar algum site mantido com o serviço, o usuário não conseuia abrir a página. Foi o caso de usuários do SempreUpdate. Portanto, não se trata de nenhum problema com sua operadora de internet ou no seu equipamento. O problema técnico afeta toda a internet brasileira. Vários sites ficaram fora do ar, inclusive este. Para eu acessar normalmente, foi preciso ficar logado a uma VPN nos Estados Unidos, por exemplo. Portanto, uma falha no Cloudflare prejudica acesso à internet no Brasil.

O problema

A falha ocorreu nos servidores do Cloudflare, uma empresa de CDN (sigla para redes de distribuição de conteúdo) que opera no mundo todo, inclusive no Brasil. Basicamente, esta empresa tem como função fazer o link entre o servidor do provedor de internet do usuário e o do site que este deseja acessar. Assim, é definido qual a forma mais rápida de entregar esse conteúdo até o seu computador.

De acordo com informações preliminares, o problema parece ter começado em Porto Alegre (RS). Então, a instabilidade logo se espalhou pra outros estados impedindo que alguns usuários acessassem determinados sites dentro do próprio país.

Contudo, nem todos os servidores brasileiros da Cloudflare pararam de funcionar. Além disso, a falha não atingiu todos os usuários. Portanto, enquanto alguns conseguiam navegar normalmente, outros ainda seguem sem conseguir acessar seus sites preferidos.

Cloudflare se pronuncia sobre falha na internet no Brasil

Cloudflare falha e prejudica acesso à internet no Brasil

A empresa Cloudflare enviou um comunicado dizendo que já implementou medidas necessárias para resolver o problema. Segundo ela, os resultados estão sendo monitorados.

Entretanto, como disse antes, o SempreUpdate foi afetado pela falha. Com isso, o fluxo de visitas ficou abaixo do normal. Da mesma forma, a produção de conteúdo ficou prejudicada, o que foi contornado com o uso da VPN.

A empresa afirmou que outros servidores assumiram todas as operações de CDN do Brasil. A medida deveria melhorar o acesso à internet.

E você enfrentou este problema? Conte em nosso grupo do Telegram: @sitesempreupdate.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Falha no WhatsApp permite que hackers infectem iPhones e celulares Android

Falha no WhatsApp permite que hackers infectem iPhones e celulares Android

Canonical lança atualizações do Ubuntu para aumentar segurança

Canonical lança atualizações do Ubuntu para aumentar segurança