in

Cloudflare larga a Intel e escolhe a AMD

A métrica definidora da Cloudflare era o quesito Solicitações por Watt.

Cloudflare larga a Intel e escolhe a AMD
Sede da Cloudflare, em São Francisco, EUA. Imagem: Reprodução | Fudzilla.

A Cloudflare desprezou a configuração de 48 núcleos do soquete duplo Intel Xeon Platinum 6162 e está migrando para um soquete único de 48 núcleos AMD EPYC 7642.

Cloudflare larga a Intel e escolhe a AMD

O anúncio da Cloudflare, com sede em São Francisco, que fornece serviços de resolução de DNS, entrega de conteúdo e segurança, é um grande impulso para a AMD, que vem fazendo avanços cada vez maiores e está combatendo o controle supremo da Intel pelo mercado.

A Cloudflare disse que, embora os níveis dos núcleos sejam os mesmos (mas devido ao menor uso de energia e maior desempenho da AMD) os novos chips atenderão a mais solicitações por watt.

A mudança segue testes envolvendo compactação de dados, eficiência de energia, geração de chave criptográfica, desempenho de pesquisa e muito mais.

Como Rob Dinh, um engenheiro de teste de datacenter/hardware da empresa, disse:

Entramos nos servidores e seus componentes para entender e selecionar o melhor hardware para maximizar o desempenho de nossa pilha. Nossa pilha de software é intensiva em computação e depende muito da CPU, levando nossos engenheiros a trabalhar continuamente para otimizar… desempenho e confiabilidade em todas as camadas da nossa pilha.

Dinh acrescentou:

Quando começamos a olhar para sistemas prontos para produção para alimentar nossa solução Gen X, analisamos longamente o que está disponível para nós no mercado hoje e tomamos nossa decisão. Estamos passando da configuração de 48 núcleos de 9ª geração da Intel de soquete duplo Intel Xeon Platinum 6162 para um AMD EPYC 7642 de soquete único de 48 núcleos.

Cloudflare larga a Intel e escolhe a AMD
Imagem: Reprodução | Fudzilla.

Fazendo mais gastando menos

Dinh disse que a métrica definidora da Cloudflare era o quesito Solicitações por Watt:

Podemos aumentar nosso número de solicitações por segundo com mais núcleos, mas precisamos permanecer dentro do orçamento de energia. Estamos limitados pela infraestrutura de energia dos datacenters que, juntamente com nossas unidades de distribuição de energia selecionadas, nos leva ao limite de energia. Assim, a adição de servidores a um rack obviamente adiciona mais consumo de energia. Dessa maneira, nossos custos operacionais aumentam significativamente se ultrapassarmos o limite de energia de um rack e precisarmos provisionar outro rack. Portanto, o mesmo envelope de energia que gerará solicitações mais altas (melhores) por número de watt é nossa principal métrica.

Dinh disse que os testes mostraram que um único EPYC 7642 é mais competitivo que dois Xeon Platinum 6162. Embora existam alguns testes em que a AMD perde, como o OpenSSL AES-128-GCM e o Go OpenSSL ECDSA-P256 Sign, a AMD vence em todos os outros. Ao escanear rapidamente e tratar todos os testes igualmente, a AMD é, em média, 25% melhor que a Intel.

Ele conclui:

Com o servidor, uma solução direta para aumentar o poder da computação é ter mais núcleos de CPU. Quanto mais núcleos pudermos incluir em um servidor, mais produção poderemos esperar. Isso é importante para nós, uma vez que a diversidade de nossos produtos e clientes cresceu ao longo do tempo com a crescente demanda que exige que nossos servidores façam mais.

Fonte: Fudzilla

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

estudo-aponta-crescimento-no-uso-do-open-source-empresarial

Estudo aponta crescimento no uso do Open Source empresarial

dicas-seguranca-app-de-relacionamento

5 Dicas de Segurança para Usar Apps de Relacionamento