in

Collabora anuncia trabalhos no Kernel 5.7

Veja a lista de trabalhos realizados.

Collabora anuncia trabalhos no Kernel 5.7

A equipe do Collabora anuncia todos o trabalhos realizados no kernel Linux 5.7, mesmo durante a crise da COVID-19. Recapitulando um pouco, o Kernel 5.7 foi lançado na semana passada por Linus Torvalds. Entre outras coisas, ele possui uma nova e aprimorada implementação do sistema de arquivos exFAT, Kernel Pointer Authentication do ARM64, um novo módulo de segurança Linux baseado em BPF, novos recursos para CPUs x86, perfis aprimorados de perf cgroup e muito mais.

Como sempre, a Collabora teve uma parte importante do desenvolvimento do kernel Linux 5.7:

  • adicionando melhorias de codificação necessárias ao driver Hantro JPEG;
  • mais trabalho em torno da negociação do formato do barramento de tempo de execução entre os elementos de uma cadeia de pontes DRM;
  • e suporte ao carregamento automático do i3c módulos.

Eles também resolveram vários bugs no driver do Virtual Media Controller Driver (VIMC) e do Rockchip ISP V1 (rkisp1), converteram mais ligações da Árvore de dispositivos em YAML, melhoraram o suporte a dispositivos Chrome OS e adicionaram um evento de rastreamento para o DRM (Direct Rendering) Manager).

Outra nova contribuição interessante no componente DRM (Direct Rendering Manager) é o getfb2 ioctl. Ele permite o suporte à transferência de buffers compactados entre as sessões, o suporte a alguns formatos avançados ativados por modificadores de buffer e o suporte a vários identificadores de buffer.

Collabora anuncia trabalhos no Kernel 5.7

Collabora anuncia trabalhos no Kernel 5.7

Alguns servidores de exibição como o Xorg implementam uma transferência suave entre diferentes sessões do usuário, capturando o conteúdo do usuário existente em sua própria sessão e fazendo a transição para o novo conteúdo. O mesmo método pode ser usado por clientes mais avançados para implementar efeitos como um crossfade entre diferentes conteúdos de sessão, disse a Collabora.

Pequenas alterações também foram feitas na camada do sistema ALSA no chip (ASoC), no Mapeador de dispositivos, na Árvore de dispositivos, no driver Hantro VPU, no HID (Dispositivos de interface humana), no driver gráfico Panfrost e no Linux no modo de usuário. Para obter mais detalhes sobre todas as contribuições de Collabora ao kernel 5.7 do Linux, consulte a publicação detalhada do blog .

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançado elementary OS 5.1.5 com melhorias no AppCenter e arquivos

Lançado elementary OS 5.1.5 com melhorias no AppCenter e arquivos

samsung-vai-lancar-um-oculos-ar-totalmente-inovador

Samsung vai lançar um óculos AR totalmente inovador!