Collabora divulga contribuições para o kernel

A empresa Collabora divulgou todo o trabalho realizado em torno do desenvolvimento do kernel Linux 5.12. “Neste lançamento, expandimos esse esforço com nossas contribuições habituais em todo o kernel, em particular, prestamos atenção às APIs Video4Linux e à ativação de hardware”, diz a publicação do site oficial.

O kernel Linux 5.12 foi lançado recentemente, depois de uma semana de atraso devido a problemas de última hora. Esse kernel possui muitos recursos novos além de suporte de hardware aprimorado. 

Linux Kernel 5.12 – Novos recursos

Processador

Armazenar

Gráficos

Outros dispositivos, portas

No geral, muitas mudanças são vistas em dispositivos menores e a adição de drivers para muitos novos dispositivos entre fornecedores no Linux Kernel 5.12. Mudanças usuais na fase de armazenamento e gráficos. Isso significa que é uma versão silenciosa do Kernel.

A janela de mesclagem do Linux 5.13 agora está aberta com muitas mudanças esperadas. O Linux 5.13 será um grande lançamento do kernel que, por sua vez, provavelmente estreará no final de junho.

Collabora divulga contribuições para o kernel

As contribuições de Collabora para o kernel Linux 5.12 objetivaram o fechamento da lacuna entre o suporte de hardware nas árvores de fornecedores e a árvore do kernel principal. Para isso, eles contribuíram para o suporte da plataforma ChromeOS EC, subsistemas de energia e redefinição/desligamento, suporte do Mediatek SoC e aprimoraram a API do notificador Async V4L2 (Video4Linux) para ser consistente e fácil de usar.

Eles também converteram o código DSI para usar drm_mipi_dsi e drm_panel, adicionaram várias pequenas correções watch_queue e fanotify no kernel da linha principal em sua busca pela API certa para relatar erros do sistema de arquivos e melhoraram o suporte do kernel Linux principal para dispositivos Chromebook contribuindo com um novo Driver TPM 2.0, que controla a comunicação com o firmware do chip Google CR50.

O suporte do chip TPM é importante para melhorar os dados do usuário e a segurança do dispositivo. Ter esse driver upstream é um bom passo em frente para vários projetos de código aberto além do kernel, como o ChromiumOS e a comunidade de desenvolvimento em geral, bem como para os usuários finais, disse a Collabora.

Em números, os desenvolvedores do kernel Linux da Collabora criaram 93 patches, enviaram 58 patches, revisaram 61 patches, acertaram 11 patches, assinaram 31 patches, testaram 6 patches, relataram 2 patches e adicionaram 31 patches em nome de outros. Para obter mais detalhes sobre suas contribuições para o kernel do Linux 5.12, confira esta postagem do blog.

Com informações do site 9to5Linux

Sair da versão mobile