Começa o desenvolvimento do Kernel 5.0. Confira as novidades

Começa desenvolvimento do Kernel 5.0. Confira as novidades.

Linus Torvalds encerrou a janela de mesclagem do Linux 4.21 na noite de domingo e decidiu ir em frente e renomeá-lo para o Linux 5.0. O Linux 5.0-rc1 está agora disponível para iniciar o processo de teste para a próxima versão do kernel que será lançada oficialmente no final de fevereiro ou início de março. Linux 5.0-rc1 estréia com novo suporte de hardware, FreeSync, I3C, Scrolling de alta resolução. Portanto, começa o desenvolvimento do Kernel 5.0. Confira as novidades.

Muitas alterações

Os novos recursos são muitos. Alguns dos destaques incluem: AMD FreeSync, driver Raspberry Pi Touchscreen, uma nova fonte de console para telas HiDPI/ retina, suporte NVIDIA RTX Turing de código aberto com Nouveau, suporte a criptografia de dados Adiantum, suporte a rolagem de alta resolução da Logitech, subsistema I3C e muitos outros novos suportes de hardware.

A decisão de pular para o Linux 5.0 a partir do Linux 4.21 foi decidida por Linus Torvalds.  Ele acredita que as numerações de versões 4.x do kernel estão ficando altas. O mesmo ocorreu em relação ao Linux 3.20 para o Linux 4.0.

Codinome indefinido

O codinome Linux 5.0-rc1 permanece o mesmo que o Linux 4.20, o Crocodilo Tímido (Shy Crocodile). No entanto, Linus Torvalds ainda não emitiu nenhum comentário formal na lista de discussão do kernel Linux sobre suas ideias para o Linux 5.0-rc1 e na janela de mesclagem do Linux 4.21.

Para aqueles que não usam o Git, o Linux 5.0-rc1 pode ser baixado do Kernel.org.

Principais alterações

Drivers / Gráficos do Direct Rendering Manager (DRM)

Processadores
Armazenamento Linux/Sistemas de arquivos

Networking

 

Mais hardwares
outros

Portanto, este foi o post mostrando que começa o desenvolvimento do Kernel 5.0.

Sair da versão mobile