in

Começa o desenvolvimento do Qt6

A versão final deve chegar em novembro do ano que vem.

Começa o desenvolvimento do Qt6

Após o congelamento de recursos e a ramificação de código para o Qt 5.14, a ramificação Qt “Dev” provavelmente estará mudando imediatamente para o desenvolvimento do Qt 6. Ainda é esperado que uma versão do Qt 5.15 aconteça antes do Qt 6.0. Porém, esse marco 5.15 provavelmente será apenas uma versão polida derivada do Qt 5.14. Assim, começa o desenvolvimento do Qt6.

Quando começa desenvolvimento do Qt6?

Começa o desenvolvimento do Qt 6

Lars Knoll apresentou a proposta esta semana para o desenvolvimento no Qt 6. O processo começa imediatamente após a ramificação do Qt 5.14. O Qt 5.15 provavelmente será baseado no ramo do Qt 5.14 diretamente. Então, espera-se que seja um lançamento menor. Apenas aprimorando as coisas e corrigindo bugs para fechar novos lançamentos do Qt 5.

Já houve uma ramificação Qt6 em andamento. No entanto, essa mudança é sobre mover o desenvolvimento agora formalmente para o ramo de desenvolvimento, de acordo com esse thread da lista de discussão.

Como você sabe, o Qt 5.14 será ramificado em breve. Depois disso, eu esperaria que a maioria dos novos trabalhos de desenvolvimento começassem a ser direcionados para o Qt 6. Como parece agora, o 5.15 será um lançamento menor. Poliremos o que temos em 5.14 e prepararemos algumas coisas para o Qt 6.

O foco do desenvolvimento agora é para o Qt 6. Assim, eu gostaria de propor que o dev se torne a ramificação Qt 6 depois que nós separamos 5.14 (e nós mesclamos wip/qt6 de volta no dev). Podemos então criar um branch 5.15 ao mesmo tempo, ou um pouco mais tarde, uma vez que o 5.14 tenha se estabilizado um pouco mais (por exemplo, após o beta ou RC), afirmou Lars.

Portanto, o desenvolvimento do Qt 6.0 está esquentando, com Lars recentemente delineando sua visão técnica para o Qt6.

Espera-se que o Qt6 seja lançado no final de 2020. Deve ser um avanço evolutivo sobre o Qt5. Porém, com menos quebra comparado com a transição do Qt4 para o Qt5.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Começando a utilizar o Git com programação

Git 2.23 foi lançado

Warfork deixa Warsow vivo no Steam

Warfork deixa Warsow vivo no Steam