'Communitheme' do Ubuntu recebe novo nome

A comunidade Ubuntu está na expectativa para a chegada da nova versão 18.10 (Cosmic Cuttlefish). O colaborador do Ubuntu Didier Roche anunciou  o nome e os planos do tema da comunidade.  A primeira medida é que o ‘Communitheme‘ do Ubuntu recebeu um novo nome: Yaru, palavra de origem japonesa. Assim, o Yaru será lançado como o tema padrão no Ubuntu 18.10 ‘Cosmic Cuttlefish’ em outubro deste ano.

'Communitheme' do Ubuntu recebe novo nome

Yaru usa barras de título escuras

Os desenvolvedores do Ubuntu já haviam feito o pedido à comunidade antes do lançamento oficial da versão 18.04 LTS. Segundo eles, o objetivo é dar ao Ubuntu um visual moderno, que possa ser usado com confiança. Então, a ideia é ter um tema de fácil manutenção baseado no tema GNOME Adwaita. Por outro lado, o combo de temas GTK e GNOME Shell permanece inalterado em relação ao já amplamente disponível.

Um grupo de entusiastas do design da comunidade aceitou o trabalho. Eles usaram os projetos do Unity 8 como inspiração. Deste modo, surgiu com um visual marcante misturando a assinatura laranja do Ubuntu com barras de título escuras e toques coloridos.

'Communitheme' do Ubuntu recebe novo nome

‘Communitheme’ do Ubuntu recebe novo nome

Apelidado de “Communitheme” (uma junção de “Comunidade” e “Tema”), o novo visual foi disponibilizado para testes em todo o ciclo de 18.04 através de um PPA dedicado. Este repositório permitiu que usuários entusiastas do Ubuntu testassem o novo tema, reportassem bugs e informassem sua direção de projeto.

Yaru – o novo tema do Ubuntu

Novos ajustes e refinamentos para o recém-nomeado Yaru continuam durante todo o ciclo de desenvolvimento do Cosmic. Portanto, novas versões do tema serão lançadas regularmente usando o Snap.Como já foi dito, o Yaru é baseado nos temas GNOME Shell e Adwaita, o que torna a manutenção muito mais fácil.

Se você tiver o Communitheme Snap instalado, não precisará fazer nada para permanecer atualizado, pois os aplicativos do Snap não podem ser renomeados.

Por outro lado, você deve ter notado que a tela de bloqueio do GNOME agora parece muito diferente:

'Communitheme' do Ubuntu recebe novo nome

Nova tela de login do Yaru

Por enquanto, tanto o pacote do tema quanto a sessão do GDM devem permanecer marcados como “Communitheme”. Assim, os usuários podem continuar a instalá-lo no 18.04 usando este comando:

snap install communitheme

ou pesquisando o communitheme snap no utilitário Ubuntu Software.

As coisas serão um pouco diferentes no Ubuntu 18.10. Lá, o tema será adicionado em breve aos arquivos com o novo nome.

Como a sessão padrão do Ubuntu fará uso do Yaru por padrão, você não precisará instalar e/ou logar em uma sessão separada para usá-la daqui para frente.
Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

LibreOffice 6.1 ficará pronto em agosto

Previous article

KDE Plasma 5.14 Default Wallpaper foi revelado

Next article

You may also like

More in Notícias