in

Como as redes sociais são usadas para influenciar votos

Como as redes sociais são usadas para influenciar votos. Neste artigo, veja como bots podem influenciar votos de eleitores indecisos.

Como as redes sociais são usadas para influenciar votos

Antes de mais nada, você já se questionou se redes sociais realmente podem ser manipuladas para influenciar votos?

Os esforços dos políticos para desestabilizar — redefinir limites do círculo eleitoral para favorecer um partido — frequentemente chegam aos noticiários. Mas, como mostra um artigo publicado na Nature essa semana, manipulações também vêm de outras formas.

Como é possível influenciar votos pelas redes sociais

O trabalho revela como conexões em uma rede social também podem ser influenciadas — e manipuladas — de certo modo que um pequeno número de bots estrategicamente posicionados podem influenciar uma grande e maciça maioria a mudar de opinião, especialmente se o grande grupo está indeciso sobre suas intenções de voto (A. J. Stewart et al. Nature 573, 117-118; 2019).

Como as redes sociais podem ser usadas para influenciar votos
Tomada de decisão coletiva pode estar vulnerável a uma distorção sistemática. Crédito: Scott Olson/Getty

Os pesquisadores, liderados pelo biólogo matemático Alexander Stewart da Universidade de Houston, Texas, se juntaram àqueles que estão mostrando como pode ser possível dar a um partido uma influência desproporcional numa votação.

Logo, é uma descoberta que deveria preocupar a todos nós.

Stewart e seus colegas chegaram nessa conclusão após analisar os resultados de um jogo de votação online no qual os jogadores se juntaram a um de dois partidos políticos: amarelo ou roxo. Jogadores ganharam pontos com base no resultado da votação, ganhando mais pontos se seu próprio partido ganhasse. Mas havia uma pegadinha: os jogadores também recebiam alguns pontos se o outro lado ganhasse. Além disso, não ganhavam nenhum ponto se o resultado fosse um empate.

Simulando votos de uma eleição real

Essa métrica foi introduzida para encorajar os jogadores a ceder. Ela imitava os cenários de votação da vida real, como quando legisladores norte-americanos de lados opostos precisam dar algumas concessões a seus oponentes para concordarem sobre o orçamento do governo. Quando parlamentares não cedem, o resultado é uma paralisação do governo — o equivalente a um empate ou beco sem saída no jogo da votação.

No experimento, eram mostrados dados aos jogadores de pesquisas sobre a intenção de votos uns dos outros. Então, por exemplo, se as pesquisas sugerissem que o partido amarelo provavelmente fosse ganhar, os jogadores desse partido continuariam com seu voto na esperança de uma vitória. Mas se o partido roxo estivesse parecendo mais popular, os membros do partido amarelo talvez mudassem seus votos para o roxo para evitar um impasse.

O papel dos bots na influência de votos

Assim, os pesquisadores introduziram uma pequena quantidade de bots representando um dos partidos, para influenciar os eleitores do outro lado. Esses bots, apelidados de fanáticos, foram programados para recusar ceder durante o jogo. A equipe rapidamente descobriu que os bots tinham um efeito devastador.

Por exemplo, quando apenas alguns fanáticos do partido amarelo foram utilizados estrategicamente entre um grande número de jogadores indecisos no partido roxo, esses bots foram capazes de influenciar a opinião da maioria em direção ao partido amarelo. Isso foi verdade até quando os partidos tinham exatamente o mesmo número de membros e quando cada jogador tinha a mesma quantidade de influência.

Atualmente, legisladores e reguladores pelo mundo estão discutindo como responder ao risco de eleições serem manipuladas digitalmente. Ao mesmo tempo, pesquisadores estão ativamente debatendo a extensão real deste risco.

Assim, esse trabalho oportuno aumenta a base de evidência que mostra que eleitores realmente podem ser manipulados na era digital. Portanto, legisladores e reguladores devem tomar nota.

Afinal, você gostou de conhecer esse trabalho mostrando como as redes sociais podem ser usadas para influenciar votos indecisos?

Nao deixe de compartilhar!

Fonte: Nature

Leia também: A inteligência artificial consegue detectar fake news?

Written by Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

wikipedia-sofre-ataque-ddos-e-site-fica-fora-do-ar-em-varios-paises

Wikipedia sofre ataque DDoS e site fica fora do ar em vários países!

General Motors integrará Android Automotivo do Google

General Motors integrará Android Automotivo do Google