in

Como ativar o LivePatch no Ubuntu 19.04

Porém, nem sempre o recurso está disponível na distro.

Canonical lança nova versão do kernel para corrigir 4 vulnerabilidades

O LivePatch foi anunciado como uma novidade do Ubuntu 19.04 Disco Dingo. No entanto, o fato é que ele estava disponível há algum tempo. Assim, ele apareceu por padrão como uma opção em Software e Atualizações da versão mais recente do Ubuntu. Porém, o LivePatch não está funcionando como muitos pensam. Quando vamos às opções, não conseguimos ativá-lo. Na verdade, também não é permitido quando fazemos o que explicaremos neste artigo, porém vamos deixar aqui esta dica para outros sistemas em que é possível fazer uso do recurso. Ao mesmo tempo, é torcer para que ativem a opção no Disco Dingo. Portanto, veja como ativar o LivePatch no Ubuntu 19.04

Como parece, Canonical recuou no último momento e a função LivePatch não é compatível com o Ubuntu 19.04 até este momento. É provável que seja em um futuro próximo, no entanto também é possível que tenhamos que esperar pela versão Eoan Ermine em outubro para usá-lo como planejado para este mês de abril. Vale ressaltar que, por exemplo, no Kubuntu a opção não aparece como não disponível.

Ativar o LivePatch em sistemas suportados

Se eles não mudarem nada nos próximos meses ou já no Ubuntu19.10, atualmente o processo consiste em duas partes: peça o token e adicione-o ao LivePatch. Nós faremos isso seguindo estes passos:

Como ativar o LivePatch canônico no Ubuntu 19.04

  1. Acesso ao site https://auth.livepatch.canonical.com.
  2. Escolhemos a opção que melhor atende às nossas necessidades, que na maioria dos casos será “usuário do Ubuntu“.
  3. Clicamos em “Obter seu token LivePatch“.

 

  1. Se não estiver logado, nos pedirá para digitar nosso nome de usuário e senha para o Ubuntu. Se não tivermos, nos registramos e então entramos.
  2. Ao entrar, ele nos dirá o que temos que fazer. Atualmente, ele nos diz para inserir dois comandos, o primeiro para instalar o LivePatch de seu pacote Snap e o segundo para inserir o token. Os comandos seriam os seguintes, onde “TOKEN” é o que nos foi fornecido:
sudo snap install canonical-livepatch
sudo canonical-livepatch enable TOKEN

E tudo estaria lá. Supõe-se que ao executar este processo, podemos ativar a opção que aparece na captura de cabeçalho. Se fizermos isso agora no Disco Dingo, ele nos dirá que nosso sistema não é suportado. É uma má surpresa já que o LivePatch foi uma das excelentes novidades da família Disco Dingo.

Outras coisas para ter em mente

  • O LivePatch será gratuito para uso pessoal.
  • O mesmo e-mail nos permitirá usar o LivePatch em até três computadores.
  • Existe uma opção de pagamento para uso corporativo.

E então, o que você acha do LivePatch não poder ser usado no Ubuntu 19.04? Você conseguiu ativá-lo no Ubuntu 18.04? Dê sua opinião em nosso grupo do Telegram: @sitesempreupdate.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

FSF concede certificado a hardware de USB por respeitar a liberdade

FSF concede certificado a hardware de USB por respeitar a liberdade

Firefox 67 é lançado

Firefox removerá configuração para desativar modo multiprocess