Como atualizar para o Ubuntu 19.10 a partir de 19.04

Claylson Martins

Neste post, mostraremos como atualizar diretamente para o Ubuntu 19.10 a partir do Ubuntu 19.04, sem a necessidade de um download .iso. Se você deseja instalar o Ubuntu a partir do zero (uma instalação nova), não precisa seguir estas dicas. Porém, se você deseja atualizar o Ubuntu 19.04 para 19.10, sem perder seus arquivos, aplicativos e configurações, está lendo o guia certo. Portanto, veja como atualizar para o Ubuntu 19.10 a partir de 19.04.

O Ubuntu 19.10 é a mais recente versão de suporte de curto prazo do Ubuntu. Ele receberá segurança e selecionará atualizações de aplicativos por 9 meses. O lançamento está previsto para 17 de outubro de 2019. Nunca há um horário exato.

Se você é do tipo de usuário do Ubuntu que prefere um sistema sólido e estável, o mais recomendável é a instalação do Ubuntu 18.04 LTS, que receberá atualizações contínuas até 2023. Caso contrário, continue lendo para descobrir como migrar o Disco Dingo para o Eoan Ermine.

Como atualizar para o Ubuntu 19.10 a partir do Ubuntu 19.04

A versão estável do Ubuntu 19.10 está chegando em breve. Então você tem duas opções: aguarde a versão final chegar ou atualize para o Ubuntu 19.10 agora, antes da versão final.

Desde que instale todas as atualizações lançadas entre agora e o dia da versão final, você receberá a versão estável final em 17 de outubro de 2019.

Antes de atualizar (sempre que fizer), o melhor é realizar um backup de todos os arquivos e configurações importantes do sistema, arquivos de ponto e outros itens. Mantenha alguma mídia de ‘resgate’ à mão, caso as coisas também deem errado.

Antes do dia do lançamento (17 de outubro)

Agora, tecnicamente falando, se você atualizar antes do lançamento, atualize para uma versão de ‘desenvolvimento’ do Ubuntu 19.10.

Mas como todos os marcos de desenvolvimento já passaram e todos os congelamentos de código relevantes estão em vigor agora, a versão de desenvolvimento do Ubuntu 19.10 é 99.10% a mesma da versão final e estável, sem algumas correções de erros aqui e ali.

Para atualizar para o Ubuntu 19.10 do Ubuntu 19.04 antes de 17 de outubro, abra uma nova janela do Terminal ( ctrlaltt) e execute este comando:

sudo do-release-upgrade -d

Seja cuidadoso; assim que você executar este comando, o Ubuntu verificará uma nova versão de desenvolvimento, desabilitará todos os PPAs e preencherá sua aptlist com links para os ramos de desenvolvimento doeoan.

Em seguida, o processo do-release-upgrade comparará uma lista de pacotes locais com os que a atualização precisa instalar. Preste atenção ao terminal para obter detalhes sobre quaisquer conflitos de pacotes, remoções de pacotes necessárias e para ver informações sobre atualizações e instalações de pacotes pendentes.

Verifique as informações mostradas antes de continuar.

Se você optar por sair da atualização após executar o do-release-upgradecomando, DEVE reativar manualmente os repositórios do Disco Dingo (19.04) na lista de fontes, assim como seus PPAs, e remover eoanos (19.10). Isso NÃO será feito quando você cancelar.

Esquecer de “consertar” isso pode resultar em um sistema danificado.

No entanto, se mesmo assim quiser continuar, siga as instruções na tela e deixe a atualização ocorrer.

Esteja ciente de que você será solicitado a inserir alguns comandos ao longo da atualização (geralmente relacionada à substituição do arquivo GRUB atual pela nova versão). Portanto, não deixe seu sistema totalmente desacompanhado.

Quando a atualização estiver concluída, você será solicitado a reiniciar.

A primeira inicialização pode demorar um pouco mais do que o normal, mas, tudo vai bem, seu sistema deve funcionar como o esperado. Você encontrará tudo como antes, um pouco mais novas.

Dica: você pode remover o software pré-instalado anteriormente que não está mais incluído como parte da versão base do Eoan executando:

sudo autoremove –purge

No dia ou após o lançamento (17 de outubro)

Logo após o lançamento oficial do Ubuntu 19.10, os usuários da área de trabalho do Ubuntu 19.04 verão uma notificação de atualização na área de trabalho.

Esta notificação não aparece para todos ao mesmo tempo. Em vez disso, o alerta é lançado em etapas. Se você não vir o prompt de atualização imediatamente em 17 de outubro, não entre em pânico e seja paciente.

Você verá algo assim

Dito isso, é possível “forçar” a verificação da nova versão, uma vez que ela não esteja usando o terminal e o seguinte comando:

{simterm]sudo do-release-upgrade -c

No entanto, a recomendação é aguardar até que você veja o prompt sem ajuda. Parece-me que a infraestrutura do servidor de lançamento do Ubuntu está “pronta” para você. E não se esqueça: você sempre pode baixar um ISO e fazer uma nova instalação também.

Fonte: OMG Ubuntu.

Share This Article
Sair da versão mobile