in

Como aumentar a produtividade trabalhando em casa

Evite a preguiça, ela pode atrapalhar a sua meta e até o seu trabalho!

como-aumentar-a-produtividade-trabalhando-em-casa

Das muitas mudanças que a internet trouxe para a nossa vida diária, uma delas foi a possibilidade de alguns profissionais exercerem o seu trabalho em casa. O trabalho remoto, mais conhecido como Home Office, já é uma realidade.

Contudo, é realmente tentador poder exercer o seu trabalho no conforto do lar, necessitando apenas de um notebook e uma boa conexão com a internet. 

Publicitários, designers, fotógrafos e, dependendo da atividade, até MEIs (Microempreendedores Individuais), estão aptos a entrarem no time do Home Office Brasil.

Trabalhar em casa tem uma lista de vantagens. Economia com transporte e flexibilidade de horários é algumas delas. Por outro lado, se há benefícios, há também desafios.

Quem faz de casa o seu próprio escritório está sujeito a vários momentos de distração cotidiana. Sendo assim, desde a conversa dos vizinhos ou o volume alto demais da TV são alguns dos empecilhos que impedem uma boa produtividade do Home Officer.  

Sinta-se em casa, sinta-se motivado

Cada tipo de Home Office possui as suas particularidades e o seu próprio tipo de planejamento. Quem gerencia um blog, por exemplo, deve contar com recursos que vão facilitar o gerenciamento desse tipo de atividade.

Uma boa hospedagem de site, como a hospedagem WordPress, é um exemplo disso. Concebida especialmente para quem tem projetos baseados na plataforma WordPress, ela assegura uptime de 99% e é de fácil configuração

No entanto, seja para quem tem uma loja virtual, um blog ou realiza trabalhos freelancers para empresas, há algumas dicas comuns a todas essas atividades e que vão aumentar a produtividade no Home Office. Veja a seguir quais são elas. 

Tenha a certeza de que trabalhar em casa não significa trabalhar menos

Apenas porque o Home Office permite, em muitos casos, uma melhor flexibilidade de horários, não quer dizer que as coisas se tornam mais fáceis. Lembre-se: prazo é prazo, seja para quem atua em casa, em um espaço de coworking ou no escritório da firma.

Por isso, para evitar acúmulo de serviço e assim aumentar a sua produtividade sem pressa e de maneira profissional, organize os seus horários, elabore planilhas de atividades e gerencie melhor os seus trabalhos.

Hoje em dia só é desorganizado quem quer, pois ferramentas como o Trello, o Nex e o Asana estão aí para ajudar a estabelecer metas, estipular horários, prazos e outros recursos fundamentais para um trabalho se tornar produtivo.

Além dessas ferramentas citadas, há também o Google Drive ou o Dropbox, que também se mostram boas alternativas para os Home Officers espalhados em vários lares do Brasil e do mundo.

Lembrando que esses softwares são um reflexo do que hoje a Computação em Nuvem pode oferecer. Aliás, se hoje em dia estamos falando em Trabalho Remoto, uma das culpadas é justamente a Cloud Computing.

Lembre-se da importância de um bom descanso

Ao estabelecer horários de trabalho não esqueça também de determinar intervalos de descanso. Acredite, a produtividade aumenta (e muito) quando você sabe a hora de pisar no freio.

Quando você se concentra demais em uma atividade, vai chegar aquele momento em que o seu cérebro e os seus olhos vão pedir um tempo. Por isso, estabeleça no seu dia a dia de Home Officer aqueles momentos breves de respirar fundo e descansar a mente e o corpo.

Não custa lembrar que o descanso é fundamental, afinal, o trabalho sem intervalos, sem uma pausa para respirar, além de não ser produtivo é também prejudicial para a sua saúde. 

Por isso, faça pausas curtas, realize alguns alongamentos, faça uma curta caminhada e mantenha os seus olhos afastados do monitor por alguns minutos.  

Não esqueça também de, durante essa pausa, efetuar algum lanche. Comer em um horário pré-determinado é fundamental para a produtividade e para o seu bem-estar, pois evita que, de minuto a minuto, você se distraia para se alimentar fora de hora.

Mantenha o foco

“Será que é difícil manter a concentração quando o assunto é Trabalho Remoto?” Essa é a pergunta que muita gente quando pensa em se aventurar no Home Office.

A resposta é sim, é difícil se concentrar, mas manter o foco é importante para qualquer tipo de modalidade de trabalho, seja remoto ou não.

No caso do Home Office, é importante falar para as pessoas do seu convívio que o seu trabalho é em casa e que as distrações do dia a dia atrapalham.

Uma dica para não perder a sua concentração é manter o seu cômodo de trabalho sempre organizado. Desse modo você não perde tempo procurando materiais e evita o estresse.

Caso seja necessário, procure em sua cidade um espaço de coworking, que são ambientes com toda a infraestrutura necessária para quem procura um espaço para Trabalho Remoto.

Conclusão

Ter uma boa produtividade é o objetivo de qualquer profissional. No caso de quem atua por meio do Home Office, a situação não é diferente, pois trabalhar em casa não significa deixar de ser profissional. 

O Home Office traz vários benefícios para as novas demandas profissionais e sendo assim, usufrua dessas vantagens de forma organizada e sem distrações.

Por fim, siga as dicas citadas nesse artigo e veja que, mesmo sem sair de casa, a sua produtividade no trabalho sempre pode aumentar com o uso das ferramentas adequadas.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Desenvolvedores da Mozilla não cumprirão completamente o novo manifesto do Chrome

Mecanismo de pesquisa do Firefox pode mudar após a atualização

Dash to Panel acaba de ter uma atualização importante

Dash to Panel acaba de ter uma atualização importante