in

Como buscar informações do hardware usando apenas o terminal no Linux!

Se você precisa de informações sobre o hardware da sua máquina, saiba que a melhor maneira é usando o Terminal. Neste artigo, saiba como!

como-buscar-informacoes-do-hardware-usando-o-terminal

Nessa dica, vamos aprender a buscar informações sobre o hardware, se você desejar informações da placa-mãe, entre outros componentes do computador.Você pode usar um pequeno programa que roda no terminal chamado dmidecode. Ele já vem instalado na maiorias das distribuições Linux, como Debian, Ubuntu e openSUSE. O seu uso é bem simples, digite dmidecode -t nome-do-dispositivo, a opção “-t” é o dispositivo que você deseja verificar, que pode ser:

– bios

– system

– baseboard

– chassis

– processor

– memory

– cache

– connector

– slot

Por exemplo, para obter informações sobre a placa-mãe, digite:
$ sudo dmidecode -t baseboard
Pronto! Agora sempre que você precisar, pode obter informações sobre o hardware da sua máquina usando somente o Terminal. É muito simples, perceba como o Linux é completo. Chega de buscar por software de terceiros, tudo pode ser resolvido com poucos comandos.

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

como-usar-pacman-no-arch-linux-manual-repositorios

Usando o Pacman no Arch Linux – parte 2 – Repositórios

alterando-o-nome-da-maquina-hostname-no-linux

Alterando o nome da máquina (hostname) no Linux!