in

Como desativar o touchpad ao usar apenas o mouse no Ubuntu 17.10

Desative o touchpad no Ubuntu, quando estiver usando o mouse, saiba como!

Como desativar o touchpad ao usar apenas o mouse no Ubuntu 17.10

O Ubuntu ainda é uma das distribuições preferidas dos usuários do Linux e muitos o usam em
seus NoteBooks. Por ser um computador portátil, existem algumas diferenças entre ele e o
computador de mesa, entre elas: o uso de bateria, a presença de um mouse embutido chamado
de touchpad. E uma situação bastante comum é a presença de um mouse auxiliar, USB ou Wireless, para aumentar a produtividade nas atividades corriqueiras, muitos usuários preferem o mouse tradicional.
Por esse motivo, Mostraremos é possível desativar o touchpad de NoteBooks automaticamente quando conectamos o mouse. Um método simples e rápido graças ao novo ambiente GNOME do Ubuntu.

Como proceder?

Antes de tudo, precisamos ter o GNOME como ambiente principal e saber como instalar extensões no Ubuntu. Se você já instalou extensões no Google Chrome ou Mozilla Firefox não deverá sentir maiores dificuldades já que o procedimento é parecido.

Devemos agora acessar o repositório do GNOME e instalar a extensão do Touchpad Indicator.
Essa extensão nos permite automatizar o modo desativação e ativação do touchpad, um applet é criado na área de trabalho para controlar auxiliar no processo. Caso ainda tenha dúvida quanto a instalação, clique no botão abaixo onde outra forma de aquisição do aplicativo é abordada.

Touchpad Indicator

Uma vez  o Indicator devidamente instalado, vamos para o applet que aparecerá na barra de preferências e com o botão direito faremos um clique para acessar as propriedades. Na janela de configuração do applet que será exibida algumas opções, habilitamos “Ativar / desativar automaticamente o Touchpad” e Mostrar notificação. Desse modo o applet nos informará quando está em funcionamento e quando não estiver com o touchpad habilitado assim que conectarmos um segundo mouse. Observe a figura 01 a seguir:

Como desativar o touchpad ao usar apenas o mouse no Ubuntu 17.10
figura 01 – Preferências do Indicator (Disponível em: https://ubunlog.com)

Por que o touchpad do laptop pode ser tão inconveniente?

Em alguns casos, ao usar o mouse ao invés do TouchPad por acidente tocamos, ocasionando um clique indevido. Essa dica útil para quem não quer que o touchpad incomode o seu trabalho ou faça algum movimento indevido. Vale lembrar que alguns modelos de NoteBook tem teclas de atalho com essa função. Hoje você viu como desativar o touchpad ao usar apenas o mouse no Ubuntu.