Hoje é:07/03/2021
como-executar-comandos-adb-do-seu-navegador

Como executar comandos ADB do seu navegador

Executar comandos nem sempre é uma tarefa fácil e, se você já usou o Android Debug Bridge (ADB), você sabe que é um incômodo configurar, principalmente se você não for um desenvolvedor, você poderá achar um pouco difícil e chato. Veja abixo como fazer isso de forma simples sem precisar instalar nenhum driver.

Com novas ferramentas web como a API do WebUSB, não há mais a necessidade de confiar em software local para atender às necessidades mais básicas do ADB. O WebADB, por exemplo, é um serviço web gratuito e de código aberto detectado pelos Desenvolvedores XDA que permite depurar dispositivos Android de qualquer navegador suportado. Com ele você executa comandos ADB de forma simples e fácil.

O WebADB

como-executar-comandos-adb-do-seu-navegador

Imagem Reprodução: Android Police

A ferramenta ainda está na sua versão beta e pode se comportar, às vezes, de forma instável, mas quase tudo funciona como esperado. Em contraste com o ADB baseado em linha de comando que a maioria das pessoas está acostumada, a ferramenta web vem com uma interface gráfica que facilita algumas coisas para os leigos, como instalar APKs, usar a ferramenta de controle de tela Scrcpy ou tirar capturas de tela. Ou seja, mesmo com um pouco de instabilidade que a pode ser apresentado no seu uso, é uma excelente ferramenta.

Conforme a plataforma for recebendo atualizações, certamente esta instabilidade será corrigida e as próximas versões virão melhoradas. Pelo menos é isso que se espera, já que ela ainda encontra-se em sua versão beta.

Um dado bastante importante neste sentido, é que o desenvolvedor Simon Chan, com sede em Hangzhou, está trabalhando ativamente para melhorá-lo no Github, então podemos esperar que ele melhore ainda mais no futuro. Além disso, como o WebADB trata-se de uma plataforma de código aberto, você também pode adicionar suas próprias solicitações de pull e relatórios de bugs se quiser ajudar, contribuindo assim, para a melhoria da plataforma.

Com informações de: Android Police.

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.