Como Exibir Asteriscos Ao Digitar a Senha no GNU/Linux

Em sua maioria, aplicativos, softwares e sistemas para internet, normalmente exibem um feedback usando asteriscos ao digitar a senha, porém no terminal Linux, quando um usuário normal executa o comando sudo para obter privilégios de super usuário, é solicitada uma senha, mas nenhum retorno visual é visto pelo usuário ao digitar esta senha.
Nesta rápida dica, mostraremos como exibir asteriscos ao digitar a senha como feedback no terminal do Linux.

Tabela de conteúdo

Let’s Go!!

Ao observarmos a figura 01, percebemos que o usuário sempreupdate invocou o comando sudo para instalar o editor de texto Vim no Linux Mint, entretanto não há feedback visual à medida que a senha é digitada. No caso da ilustração, a senha já foi inserida.

sudo apt install vim
Figura 01 – Senha de sudo sem feedback.

Você pode habilitar o recurso de resposta de senha no arquivo /etc/sudoers, mas primeiro crie um backup do arquivo, então abra-o para edição usando o comando vim sudo (ou qualquer editor de texto).

sudo cp /etc/sudoers /etc/sudoers.bak/

Com o arquivo aberto, procure pela seguinte linha de número 9.

Defaults env_reset

Agora basta adicionar a expressão pwfeedback logo após o fim da linha, veja o resultado esperado a seguir:

Defaults env_reset,pwfeedback
Figura 02 – Arquivo de configuração sudoers.

Para sair do editor Vim, basta pressionar a tecla Esc e digite : wq para salvar e fechar o arquivo. Se você estiver usando o nano como editor, salve o arquivo pressionando “Ctrl + x” e depois “y” seguido de “ENTER” para fechar o arquivo. Se quiser saber mais sobre o uso do vim, acesse o botão abaixo.

Como trabalhar com arquivos no Vim

Em seguida, feche e abra o terminal para as mudanças acima comecem a surtir efeito. Finalmente, agora você deve poder ver um retorno visual toda vez que digitar uma senha no terminal, conforme mostrado na imagem 03.

Figura 03 – Exibição de Asterisco ao informar a senha.

Concluindo…

Essa foi mais um dica de configuração para terminal Linux. Em caso de sugestões ou alguma contribuição, usem a sessão de comentários, compartilhe conosco suas impressões. Vale ressaltar que as informações aqui presentes foram baseadas no conteúdo retirado do site Tecmint, até a próxima!

Share This Article
Sair da versão mobile