in

Como fazer benchmark da GPU e teste de estresse no Linux

Deseja medir o melhor desempenho de sua GPU? Ou já pensou em quão bem o seu GPU funcionará sob carga extrema? Veja como realizar benchmark e teste de estresse da GPU no Linux.

Deseja medir o melhor desempenho de sua GPU? Ou já pensou em quão bem o seu GPU funcionará sob carga extrema? Bem, essas coisas podem ser feitas facilmente, com algumas ferramentas. Vamos fazer o benchmark da GPU e teste de estresse no linux de três maneiras diferentes, utilizando:

  1. glxgears
  2. glock2
  3. furmark

1. Glxgears (pacote mesa-utils)

A Glxgears é uma parte dos utilitários de renderização de código aberto Mesa OpenGL, disponíveis com o pacote Debian/Ubuntu mesa-utils. Pode ser utsado como uma ferramenta de teste puro, basta executar o comando abaixo e medir o valor do FPS.

sudo apt install mesa-utils
glxgears

O valor FPS deve ser em torno de 60 FPS, mas o desempenho será melhorado se você usar a variável de ambiente vblank_mode=0. Desse modo, o FPS passou dos 6000.

vblank_mode=0 glxgears

2. Glmark2 (Linaro)

Esta é uma outra ferramenta popular e de código aberto para teste de estresse e de GPU, referência de ferramenta OpenGL, obtida a partir do Glmark, disponível para Linux e Android. O Ubuntu fornece pacotes binários do glmark2, portanto, em qualquer distribuição baseada no Ubuntu, será fácil instalar. Para instalar a versão mais recente, basta executar o comando:

sudo apt-get install glmark2

Infelizmente, os pacotes binários glmark2 não estão disponíveis no repositório Debian, mas você pode compilar e instalar a última versão direto da fonte.

Vamos rodar os testes, execute no terminal:

glmark2

Abrirá uma janela no tamanho 800×600 pixels renderizando vários objetos 3D, como um cavalo, um gato, um coelho, etc. O teste de benchmarking completo levará cerca de 8 minutos para finalizar, depois, verifique os resultados. Por aqui, o teste devolveu uma nota média de 936 para uma GPU integrada Intel Xeon E3-1200.

Para fazer um teste de estresse, o glmark2 precisará entrar num processo de looping para simular esse estresse:

glmark2 --run-forever

Caso seu notebook possua uma GPU Nvidia Optimus e você queira fazer um teste com o glmark2, faça o seguinte:

optirun glmark2
optirun -vv -b virtualgl -c jpeg glmark2
vblank_mode=0 primusrun glmark2

3. Furmark (geeks3d)

Esta é uma ferramenta com capacidade de teste de desempenho de gráficos reais. O Furmark faz parte do programa GpuTest dos geeks3d, não é um software de código aberto, mas é freeware e pode ser baixado gratuitamente.

Download Furmark | Geeks 3d

Após realizar o download do arquivo zip para Linux, descompacte-o e execute:

cd ~/Downloads
unzip GpuTest_Linux_x64_0.7.0.zip
cd GpuTest_Linux_x64_0.7.0/
./GpuTest /test=fur /width=800 /height=600 /benchmark

Será aberta uma janela de 800×600 pixels, renderizando um objeto 3D detalhado, como abaixo:

Esse teste foi o mais pesado, com o desempenho de 8 FPS

Caso queira realizar esse teste com a GPU Nvidia, faça o seguinte:

cd ~/Downloads/GpuTest_Linux_x64_0.7.0/
optirun -c jpeg ./GpuTest /test=fur /width=800 /height=600 /benchmark

Rodar o furmark impõe muita pressão sobre a GPU, o comando shellow executará o programa em uma janela de 1024×640 pixels em um loop:

./GpuTest /test=fur /width=1024 /height=640

O Furmark tem muitas outras opções e utilidades de benchmarking diferentes, dê uma lida no arquivo README.txt. Faça o teste com outras opções, a regra geral é quanto menor o tamanho da janela, maior o desempenho.

Há muitos outros recursos e ferramentas de benchmark da GPU como unigine corp, unigine heaven, unigine vally, etc. Não falamos sobre eles aqui, mais você pode baixar e testá-los:

Ferramentas Benchmark – Unigine

Escrito por Samuel Barbosa

É servidor público na Rede Federal de Educação, Técnico em Informática e graduando no curso de superior de tecnologia em Sistemas para Internet, amante de violão, guitarras e software livre.

canonical-pretende-coletar-dados-de-usuarios-para-melhorar-o-ubuntu

Canonical pretende coletar dados de usuários para melhorar o Ubuntu

Imagens do Ubuntu 16.04.6 LTS são lançadas

Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus) já tem data marcada para lançamento!