Como fazer upgrade/atualizar do Debian 9 Stretch para Debian 10 Buster

O Debian 10 “Buster” começou a ser desenvolvido em julho, semanas depois do lançamento do Debian 9 “Stretch”, mas o fato é que você já pode atualizar para o Debian 10 “Buster”. No momento da escrita deste artigo o Debian 10 ainda esta na fase de testes e não é uma versão estável, mas independente do momento que você for fazer upgrade os comandos abaixo serão os mesmos.

Vale lembrar que não fizemos nenhum teste atualizando da versão 8 do Debian, então só vamos garantir que tudo funcione se a atualização for feita do Debian 9 “Stretch” para o Debian 10 “Buster”. Lembre-se que se você for usuário de drivers Nvidia ou AMD terá que remover o drive e instalar novamente, exatamente como você fez inicialmente. Se tudo estiver pronto, vamos então atualizar.

Como fazer atualizar do Debian 9 Stretch para Debian 10 Buster

Primeiro atualize o seu Debian 9 Stretch completamente, não pule nenhuma etapa abaixo:

apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade

Agora, vamos atualizar os repositórios do Debian 9 “Stretch” para os do Debian 10 “Buster”, escolha uma da opções abaixo:

sed -i 's/stretch/buster/g' /etc/apt/sources.list

Ou se preferir, faça o processo manual, ou até mesmo para conferir se tudo esta correto, edite o arquivo abaixo, confira se os repositórios abaixo estão nele ou se preferir, apague e cole o conteúdo conforme instruções abaixo:

nano /etc/apt/sources.list

Agora cole ou verifique se o conteúdo esta igual ao abaixo:

deb http://httpredir.debian.org/debian buster main
deb http://httpredir.debian.org/debian buster-updates main
deb http://security.debian.org buster/updates main

Agora salve!

Já que inserimos os repositórios, é hora de atualizar, para isso execute os comandos abaixo:

apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile