Como habilitar o firewall no Ubuntu 18.04
Imagem: TechRepublic

Suponhamos que você acabou de instalar seu sistema operacional Linux baseado no Ubuntu 18.04. Mesmo sendo mais difícil enfrentar problemas com vírus e outros tipos de ataques, eles podem ocorrer. Então, uma maneira segura é habilitar o firewall pela linha de comando. No entanto, todos sabemos que qualquer computador conectado a uma rede é inseguro. Devemos sempre fazer tudo o que pudermos para proteger nossos desktops. Apesar dos riscos, um desktop Ubuntu vai ser exponencialmente mais seguro do que, digamos, um desktop Windows. Portanto, isso não significa que você não deve tomar medidas extras para protegê-lo. Então, neste post veja como habilitar o firewall no Ubuntu 18.04.

De fato, há uma etapa específica que você pode adotar, assim que a área de trabalho for implantada, para torná-la mais segura. Essa etapa é ativar o firewall. Isso mesmo, o firewall do Ubuntu Desktop (também conhecido como Uncomplicated Firewall – ou ufw) está inativo por padrão. Veja na primeira imagem:

Figura A

[email protected]son-S451LA:/home/claylson# sudo ufw status
Estado: inativo

Para ver a imagem acima no seu computador, abra o Terminal (Control+Alt+T) e digite o seguinte comando:

sudo ufw status

Ativando o firewall

Como habilitar o firewall no Ubuntu 18.04

Para ativar o firewall UFW, emita o comando:

sudo ufw enable

Neste ponto, o firewall está ativo e também será iniciado na reinicialização do sistemaFigura B). No entanto, há um pequeno problema: o firewall agora está em execução e bloqueia todo o tráfego de entrada.

Figura B
[email protected]:/home/claylson# sudo ufw enable
Firewall está ativo e habilitado na inicialização do sistema
[email protected]:/home/claylson# sudo ufw allow ssh
Regra adicionada
Regra adicionada (v6)
[email protected]:/home/claylson#

Liberando conexões SSH para o firewall no Ubuntu 18.04

pssh-ssh-servidores-comando-vários-servidores-gerenciar

Conforme a imagem B ativei conexões SSH para o firewall no Ubuntu 18.04. Digamos, por exemplo, que você também precise se conectar remotamente a essa área de trabalho (por administração ou por outros motivos). Você provavelmente usará o SSH para obter acesso, mas com a configuração básica do firewall, as conexões SSH são negadas. Em outras palavras, você precisa permitir conexões de shell seguras na área de trabalho. Para fazer isso, você pode usar o comando ufw da seguinte forma:

sudo ufw allow ssh

Assim, a regra é adicionada. Neste ponto, você pode agora proteger o shell na máquina desktop. Obviamente, para tornar as conexões SSH mais seguras, sempre use a autenticação de chave SSH.

Portanto, é isso. Esta foi uma pequena dica de como habilitar o firewall no Ubuntu 18.04. Assim, seu Ubuntu Desktop está agora muito mais seguro. Claro, isso não cobre tudo. Igualmente, há várias outras etapas que você pode seguir para proteger melhor seu desktop Ubuntu. Entre outras medidas, pode usar um navegador da Web mais seguro, criptografar dados, limitar o acesso ao comando su, usando DNS-sobre-TLS e muito mais. Porém, como medida mais imediata, esta é uma solução rápida e segura. Então, você não tem nada a perder ao habilitar o firewall no Ubuntu 18.04.

Via

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

PlayOnLinux 5.0 Alpha 2 acaba de ser lançado

Previous article

Como usar o DNS sobre o TLS no Ubuntu

Next article

You may also like

More in Dicas